Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Esther Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Fantinelli, Mariana Rodrigues Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983740 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação teve sua origem a partir das observações relacionadas aos bastidores de criação do músico, compositor e regente do grupo Vocal Livre, Pedro Valença de Almeida, um jovem cantor de músicas do gênero gospel O objetivo foi traçar o perfil escritural do artista a partir dos aportes teóricos da Crítica Genética, objetivando analisar o “vir a ser” das criações artísticas com base nas leituras de Panichi (216), Salles (1998;2;26), Ostrower (1987) e Chaves (212) Como teoria complementar serão empregados os fundamentos da Estilística, a fim de compreender como os recursos fônicos, léxicos, sintáticos e morfológicos utilizados nas composições favorecem a construção do texto e comunicam a mensagem pretendida pelo cantor, por meio dos postulados de Martins (212), Melo (1976), Câmara Jr (1978) e outros teóricos da área Desta forma, pretende-se compreender como a percepção de uma obra pode se transformar, quando se conhecem as escolhas e a gênese composicional do autor Para subsidiar a análise do corpus, optou-se por realizar uma entrevista com Pedro Valença e buscar em seus documentos de processo os rastros que influenciam suas vivências e experiências, uma vez que o artista incorpora as cenas do cotidiano e o ser humano como os fatores de maior relevância no auxílio de seu processo composicional | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation had its origin from the comments related to the backstage of the creation of the musician, composer and a choir conductor of Vocal Livre group, Pedro Valença de Almeida, a young singer of gospel songs The goal was to profile of the artist from the theoretical contributions of Genetic Criticism, objectifying to analyze the “turn out to be” of the artistic creations based on the readings of Panichi (216), Salles (1988; 2; 26), Ostrower (1987) and Chaves (212) As an complementary theory, it will be used the fundaments of Stylistic in order to understand as the lexical, syntactic and morphological resources utilized in compositions help the construction of the text and as they communicate the desired message intended by the singer, through the postulates of Lapa (1998), Martins (212), Melo (1976), Câmara Jr (1978) and others theorists of the area So, it is intended to understand as the perception of a work may turn into when it is known the choices and the compositional genesis of the author To subsidize the corpus analysis it was opted to do an interview with Pedro Valença and to search in his process documents the traces that influenced his livingness and experiences since the artist incorporates the everyday scenes and the human being as the greater importance factors in the support of his compositional process | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gospel (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetic criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gospel music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creation (Literary, artistic, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Style | - |
Título: dc.title | Registros da criação : análises genética e estilística em letras de Pedro Valença e do grupo Vocal Livre | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: