
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santana, Andréia da Cunha Malheiros | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Adilson dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | El Kadri, Michele Salles | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Alessandra Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18579 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983737 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho foi estruturado pautado em dois pilares: a pesquisa e a intervenção pedagógica. Dessa maneira, foram traçados dois objetivos gerais, sendo respectivamente refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com os gêneros e desenvolver atividades a partir dos gêneros quadrinísticos, por meio da proposta de intervenção. Assim, essa pesquisa de cunho qualitativo e interventista partiu de uma revisão bibliográfica e culminou no desenvolvimento de uma proposta de intervenção a partir da elaboração do Caderno Pedagógico. A proposição desse material é resultado da reflexão acerca das legislações anteriores e vigentes, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), que orientam o ensino, da revisão bibliográfica de teóricos que se debruçaram a pesquisar o Livro Didático e o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais, como Bunzen (2005), Cassiano (2007), Choppin (2004), Coracini (1999), Dionisio (2001), Lajolo (1996), Marcuschi (2003 - 2020), Munakata (2012), Rama e Vergueiro (2012), Silva Ota (2009), Soares (2002), bem como da perspectiva da pedagogia histórico crítica de Gasparin (2009). Neste sentido, Dissertação e Caderno Pedagógico buscam estabelecer um diálogo entre teoria e prática para que haja, então, o desenvolvimento de um leitor crítico diante de tantas formas de discriminação social encontradas na sociedade contemporânea. Espera-se que essa proposta possa auxiliar a ação docente, sobretudo na escola pública, complementando as atividades trazidas pelo Livro Didático do 6º ano, correspondente à Coleção Tecendo Linguagens e contribuir, ainda, com as discussões acerca desse tema, demonstrando a importância do movimento de inserção dos quadrinhos no âmbito educacional. | - |
| Descrição: dc.description | This work was structured based on two pillars: research and pedagogical intervention. Therefore, two general objectives were outlined, namely, to reflect on the teaching of Portuguese Language based on the work with genres and to develop activities based on quadrinistic genres through the proposal of intervention. For this reason, this qualitative and interventionist research started from a bibliographic review and resulted in the development of an intervention proposal based on the preparation of the Pedagogical Playbook. The proposition of this material is the result of the reflection on previous and current legislation, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), which guide teaching, the literature review of theorists who focused on researching the Textbook and the teaching/learning process of Portuguese Language based on genres, such as Bunzen (2005), Cassiano (2007), Choppin (2004), Coracini (1999), Dionisio (2001), Lajolo (1996), Marcuschi (2003 - 2020), Munakata (2012), Rama and Vergueiro (2012), Silva Ota (2009), Soares (2002), as well as the perspective of the historical-critical pedagogy of Gasparin (2012). In this regard, the Dissertation and Pedagogical Playbook seek to establish a dialogue between theory and practice to promote the development of a critical reader in the face of so many forms of social discrimination found in contemporary society. It is hoped that this proposal can assist teaching action, especially in public schools, complementing the activities brought by the 6th grade Textbook, corresponding to the collection “Tecendo Linguagens”, and contribute to the discussions on this topic, demonstrating the importance of the movement to incorporate comics in the educational context. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gêneros quadrinísticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensinoaprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Língua Portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discriminação social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade contemporânea | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese Language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quadrinistic Genres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical intervention | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching the Portuguese Language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textual genres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social discrimination | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contemporary society | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary Education | - |
| Título: dc.title | Os gêneros quadrinísticos e os direitos humanos: entre imagens e palavras o combate à discriminação. | - |
| Título: dc.title | The quadrinistic genres and the human rights: among images and words the fight against discrimination. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: