Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Brocanelli, Cláudio Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Muraro, Darcísio Natal | - |
Autor(es): dc.contributor | Weber, José Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Maria Aparecida Lima Piai | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12999 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983722 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta a filosofia na infância como uma possibilidade para o desenvolvimento de uma forma de pensar mais elaborada, a qual Lipman denominou pensamento de ordem superior O enfoque é dado no pensamento crítico (lógico), que juntamente com o pensar criativo e cuidadoso compõe o pensar de ordem superior Estes conceitos são apresentados e discutidos a partir da filosofia pragmatista de Dewey, que discute a importância do ambiente social no desenvolvimento humano, e Lipman que discute o papel da filosofia enquanto disciplina, desde a mais tenra idade, no contexto escolar infantil Posteriormente são apresentados alguns embargos para o desenvolvimento do pensar bem, como as dificuldades individuais, as dificuldades de formação dos professores, o ambiente de socialização primária, a cultura e os meios de comunicação O pensamento crítico é visto também dentro da perspectiva histórica de uma formação integral passando pela paideia grega, pela Bildung alemã e pela proposta iluminista de Condorcet para uma escola universal e laica que estimula as inclinações individuais; chegando a uma discussão sobre o papel da escola na atualidade e a necessidade de instigar o pensamento de ordem superior, principalmente em seu aspecto crítico Ao finalizar, propõe-se a apresentação do conceito de infância atrelada a possibilidade da filosofia para crianças que recorre a ideia de pensar bem para um agir bem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper presents the philosophy of childhood as a possibility for the development of a more elaborate way of thinking, which Lipman called higher-order thinking The focus is on critical thinking (logic), which along with creative and careful thinking makes up the higher-order thinking These concepts are presented and discussed from the pragmatist philosophy of Dewey, who discusses the importance of the social environment in human development, and Lipman that discusses the role of philosophy as a discipline, from an early age, in the infant scholar context Subsequently it is presented some embargoes for the development of well thinking, like the individual difficulties, difficulties of training teachers, the environment of primary socialization, culture, and media Critical thinking is also seen within the historical perspective of comprehensive training through the Greek paideia, the German Bildung and Enlightenment Condorcet proposal for a universal and secular schools and encourages the individual inclinations; coming to a discussion of the role of school today and the need to instigate higher order thinking, especially in its critical aspect At the end it is proposed the presentation of the concept of childhood linked to the possibility of Philosophy for Children which uses the idea of thinking well in order to act well | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças e filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children and philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | A filosofia na infância como um caminho possível para o desenvolvimento das potencialidades humanas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: