
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Limoli, Loredana [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cézar, Adelaide Caramuru | - |
| Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Salermo, Renan Luis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10247 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983714 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Com base na teoria semiótica gremasiana, buscamos nesta pesquisa evidenciar a aplicabilidade da teoria semiótica no ensino de Língua Portuguesa para o tratamento do texto visual Por meio da leitura da história em quadrinhos Cachalote (21), de Daniel Galera e Rafael Coutinho, aplicamos o percurso gerativo do sentido evidenciando o nível discursivo (sintaxe e semântica discursiva), e o nível narrativo (paixões dos sujeitos) Sendo uma pesquisa descritivo interpretativa, selecionamos a narrativa que abre e fecha a obra e relatamos a construção do suspense e os efeitos de sentido da presença do insólito na narrativa A escolha da narrativa deu-se pela história não apresentar a dimensão verbal, somente o visual Assim, os elementos que foram considerados para analise do plano da expressão são baseados nos estudos da semiótica visual e dos quadrinhos Com a motivação de pensar as questões do multiletramento e do ensino de língua portuguesa, consideramos a semiótica como uma teoria de auxílio para o professor no ensino básico, principalmente em situações de gêneros multimodais, como são os quadrinhos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Based on the Gremasian semiotic theory, we seek to highlight in this research the applicability of the semiotic theory in the teaching of Portuguese Language for the treatment of visual text Through the reading of the comic book Cachalote (21), by Daniel Galera and Rafael Coutinho, we apply the generative path of meaning highlighting the discursive level (syntax and discursive semantics) and the narrative level (passion of the subjects) By being a descriptive interpretative research, we selected the narrative that opens and closes the work and we discuss the construction of suspense and the meaning effects from the presence of the unusual in the narrative The choice of the narrative came to be because of the lack of verbal dimension in the story, maintaining only the visual Therefore, the elements that were considered for the analysis of the expression plan are based in the studies of visual semiotics and the comics With the motivation to rethink the questions of multiple literacies and the teaching of Portuguese language, we considered semiotics as an auxiliary theory for primary school teachers, primarily in multimodal situations, as it is in comic books | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiletramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
| Título: dc.title | Leitura visual da HQ Cachalote | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: