Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Felinto, Alan Salvany | - |
Autor(es): dc.contributor | Góis, Lourival Aparecido de | - |
Autor(es): dc.creator | Bergamim, André Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983702 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O desenvolvimento de software é uma atividade de intenso exercício de conhecimento e um esforço colaborativo de diferentes áreas, portanto uma empresa deve proporcionar processos, métodos e ferramentas como parte do ambiente de produção Entretanto, a implementação de tais estruturas para gerenciar o desenvolvimento de software constitui em um grande desafio, pois além de ser uma tarefa árdua de convergência de saberes, este exercício pode representar obstáculos no desenvolvimento de um projeto Visto que a criação de um software é uma atividade intensa de inovação e criatividade, o design passou cada vez mais a integrar as equipes de desenvolvimento, porém nota-se uma tendência em abordar esta disciplina somente em nível operacional, como uma ferramenta para definir metas e agregar valores estéticos ao produto final Partindo disto, esta pesquisa busca delimitar como as teorias e práticas de design e tecnologia da informação estão incorporadas no gerenciamento de projeto de software e propor um framework de trabalho de convergência destas duas áreas A construção do framework teve o aporte da literatura acerca do tema, levantamento de dados dos relatórios de projetos de software e questionários com especialistas Os resultados foram então utilizados para analisar o framework atual do Laboratório Gaia e propor um novo modelo de processo com o design inserido em seu programa Por fim, o trabalho foi avaliado por especialistas e os resultados iniciais indicam o potencial do modelo para melhoria de resultados e alinhamento do processo de desenvolvimento no qual design e TI trabalhem de forma colaborativa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Software development is an activity of intense knowledge exercise and a collaborative effort of different areas, therefore a company must provide methods and tools as part of the creation environment However, the implementation of such controls and structures is a major challenge, for it may represent obstacles in the development of a project Since the creation of a software is an intense activity of innovation and creativity, design has increasingly integrated development teams, but there is a tendency to approach it only at the operational level, as a tool to set goals and add aesthetic values to the final product Based on this, this research seeks to delimit how the theories and practices of design and information technology are incorporated in the management of software projects and propose a convergence framework of these two areas The construction of the framework was supported by literature on the subject, data collection of software project's reports and questionnaires with specialists The results were then used to analyze the current framework of Gaia Laboratory and propose a new process model with the design embedded in its structure Finally, the work was evaluated by experts and the initial results indicate the potential of the model to improve results and alignment of the development process in which design and IT work collaboratively | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Computação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Programa de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento ágil de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Computer program) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agile software development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Título: dc.title | Framework de convergência de desenvolvimento ágil e design thinking : estudo aplicado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: