Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rufini, Sueli Édi [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Bzuneck, José Aloyseo | - |
Autor(es): dc.contributor | Portilho, Evelise Maria Labatut | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Paola Mori Pires de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:17:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:17:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13351 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983640 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O problema da falta de motivação tem sido um sério problema entre os professores de Inglês A maioria destes professores pensa que para motivar os alunos, eles precisam aplicar em sala de aula, atividades lúdicas Assim, considerando este aspecto e também a literatura, uma teoria sobre motivação para aprender no contexto escolar, foi usada na presente pesquisa – A Teoria da Autodeterminação (TAD), de Deci e Ryan Essa teoria analisa o indivíduo e suas necessidades básicas durante a realização de atividades Para atingir os objetivos da pesquisa, dois instrumentos foram utilizados O primeiro foi um levantamento prévio de interesses sobre o tipo de atividades que as crianças gostavam de fazer durante as aulas de inglês, as razões que as levavam a estudar inglês e finalmente, o porquê da realização das atividades aplicadas pelo (a) professor( a) Este instrumento foi aplicado no instituto de línguas onde a pesquisa, mais tarde foi realizada O segundo instrumento foi um questionário motivacional em escala Likert com 2 itens considerando 1(discordo) a 5 (concordo), aplicado a 519 participantes de três contextos de ensino – uma escola pública, uma particular e um instituto de línguas Este instrumento foi elaborado usando-se o referencial teórico para analisar se a série, o sexo, a idade e escola influenciariam a qualidade motivacional dos alunos para se aprender a língua inglesa Depois da aplicação do instrumento evidenciou-se que de forma geral, as variáveis, escola, sexo e série apresentaram uma qualidade motivacional significativamente diferente em relação às instituições envolvidas no estudo, mas com relação a idade não comprovou-se nenhuma evidência A principal evidência, no entanto, foi encontrada com a variável sexo, que comprou que as meninas são mais motivadas que os meninos para se aprender a língua inglesa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The problem of motivation has been a serious problem among English teachers Most of these teachers think that in order to motivate students, they need to provide them with playfull activities Thus, considering this aspect and also the literature, one macro theory about motivation used in the school context was studied - The Self-Determination Theory, by Deci e Ryan (SDT) This theory analyses the individual and their psychological needs during the performance of a task In order to achieve the research goals, two instruments were used The first one was an interest inquire about what kind of activities children liked during the English classes, the reasons they studied English and finally, why they did the activities proposed by their teacher This first instrument was applied in the language institute where the research, later, would be carried out The second instrument was a motivational questionnaire in Likert scale that has 2 itens ranking from 1 (disagree) to 5 (agree) This instrument was elaborated using the theoretical references and was applied to 519 students in three different school contexts – a public school, a private school and a Language institute- in order to analyse if the grade, the sex, the age and the school influence the quality of students’s motivation when they are learning English After the data collection, the results of the statistic analysis show that 3 variables: the school, the sex and the grade significantly motivated students in relation to the institutions involved in the research, but the age, did not show any evidence The biggest evidence was related to the sex, which proved that in general, the girls are more motivated than the boys to learn the English involved | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autodeterminação (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | A motivação de estudantes para o aprendizado de língua inglesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: