Uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcos Rodrigues da [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade-
Autor(es): dc.contributorMiorim, Maria Ângela-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:17:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:17:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12541-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983602-
Descrição: dc.descriptionResumo: Diante de justificativas favoráveis à participação da história da matemática no ensino de matemática, faremos aqui uma reflexão sobre essas justificativas e sobre as possíveis maneiras de reconstrução dessa história Apresentaremos, então, uma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas, envolvendo o quinto postulado de Euclides, na forma de história de problemas, em que se procura mostrar as tentativas bem sucedidas e fracassadas na resolução do problema em questão Faremos, por fim, uma problematização sobre o que foi apresentado neste trabalho com questionamentos – e não respostas – sobre a participação da história no ensino de matemática-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In the face of the favorable justifications to the participation of the history of mathematics in the mathematics teaching, we will do a reflection about these justifications and about the possible ways of reconstruction of this history We will show then a historical-philosophical reconstruction of the appearing of the non-euclidian geometries, involving the Euclides fifth postulate, like a problematic history, showing the successful and unsuccessful attempts to solve the problem At last we will do a problematization about what had presented here with questioning – and not answers – about the participation of the history in the mathematics teaching-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleUma reconstrução histórico-filosófica do surgimento das geometrias não euclidianas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.