A matemática e o novo ensino médio : uma sequência didática que contemple as diretrizes da BNCC - desenvolvida a partir de questões de vestibulares da UEL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Lúcia da-
Autor(es): dc.contributorLiboni Filho, Paulo Antonio-
Autor(es): dc.contributorPires, Magna Natalia Marin-
Autor(es): dc.creatorBeneli, Marcos César-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:16:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:16:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17229-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983565-
Descrição: dc.descriptionO Novo Ensino Médio passou por uma reorganização norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). Por outro lado, Concursos Públicos e Vestibulares, ENEM, Olimpíadas, oferecem um rico material a ser trabalhado em sala de aula e pelo menos um destes exames faz parte da vida de um aluno do Ensino Médio, portanto utilizar suas questões, no processo de ensino/aprendizagem encontra-se dentro das diretrizes da BNCC. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar uma sequência didática que possibilite ao professor, seguindo as diretrizes da BNCC, desenvolver sua prática pedagógica, principalmente no Ensino Médio, por meio de questões interdisciplinares e híbridas de Concursos Vestibulares, especificamente da Universidade Estadual de Londrina-PR.-
Descrição: dc.descriptionThe New High School underwent a reorganization led by the National Common Curriculum Base (BNCC) and the Contemporary Transversal Themes (TCTs). BNCC is a normative document that defines the set of essential learning that students must develop along the stages and modalities of Basic Education, in accordance with the National Education Plan (PNE). On the other hand, Public and Vestibular Competitions, ENEM, Olympics, offer a rich material to be worked on in the classroom and at least one of these exams is part of the life of a high school student, so use their questions, in the teaching/learning process is within the guidelines of the BNCC. Thus, the objective of this dissertation is to present a didactic sequence that allows the teacher, following the guidelines of the BNCC, to develop their pedagogical practice, especially in high school, through interdisciplinary and hybrid questions of Vestibular Contests, specifically from the State University of Londrina-PR.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectTemas contemporâneos transversais-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio) - Currículos-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary cross-cutting themes-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectNational Common Curriculum Base-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics (High school) - Curriculum-
Título: dc.titleA matemática e o novo ensino médio : uma sequência didática que contemple as diretrizes da BNCC - desenvolvida a partir de questões de vestibulares da UEL-
Título: dc.titleMathematics and the new high school : a teaching sequence that contemplates the guidelines of the BNCC - developed from questions from UEL entrance exams-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.