
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Baltar, Claudia Siqueira [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Maísa Faleiros da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ângela Maria de Sousa | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Marcos Maia da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10428 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983554 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Nas últimas décadas no contexto brasileiro vem se destacando a necessidade de refletir sobre as questões educacionais E tendo como premissa essa temática e para melhor compreensão dessa dinâmica, tem levado diversos pesquisadores refletir como o ensino se insere nas mais variadas realidades sociais Em seu percurso educacional, as Juventudes buscaram seu espaço dentro das escolas e são vistas atualmente como integrantes dos processos decisórios e importantes do país Para atingir essa finalidade, o estudo está embasado em referenciais bibliográficos que tratam primeiramente a institucionalização da Sociologia como ciência e posteriormente, sua representação no ambiente escolar A pesquisa fará uma discussão entre as Juventudes e o protagonismo juvenil nas escolas do Ensino Médio, buscando refletir sobre a presença da Sociologia como disciplina norteadora dos assuntos pertinentes ao jovem Assim, o estudo buscou ouvir os jovens de ensino médio dos colégios Idália Rocha e Nilo Peçanha, ambos situados na cidade de Ivaiporã, no ano de 217, através de aplicação de questionário relacionado ao tema Juventudes e o protagonismo juvenil, procurando entender como a Sociologia se relaciona e se insere nesta dinâmica A problemática investigada se dá principalmente, em buscar responder como os estudantes de Ensino Médio percebem a representatividade e importância da disciplina de Sociologia, levando-os refletir na construção de suas atitudes protagonistas | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In the last decades in the Brazilian context has been emphasizing the need to reflection the educational issues And having as premise this the meand for a better understanding of this dynamics, has led several researchers to reflect wow teaching is inserted in the most varied social realities In the eradication al journey, the Youth sought their space with in the schools and are currently seen as member softh edecision-making processes and important in the country In order to achieve this, the study is based on bibliographical references that first deal with the institutionalization of Sociology as a science and, later, its representation in the school environment The research will make a discussion between the Youth and the youth protagonism in the High School, trying to reflection the presence of Sociology as a guiding discipline of the subjects pertinent to the Young person Thus, the study sought to listen to high school youths from the Idalia Rocha and Nilo Peçanha schools, both located in the city of Ivaiporã, in the year 217, through a question naire related to the me Youths and youth protagonism, tryingtounderstandhow Sociology is related and is inserted in this dynamic The problem investigated ismainly in seeking to answer how the students of High School perceive the representativeness and importance of the discipline of Sociology, leading the mto reflect in the construction of their protagonist attitudes | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Efeito das inovações tecnológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã - PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: