
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Martins, João Batista [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Capelo, Maria Regina Clivati | - |
| Autor(es): dc.creator | Palma, Rejane Christine de Barros | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10912 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983533 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre a Educação e tem como foco o fracasso escolar Entendemos que as abordagens teóricas fundamentadas no racionalismo e/ou positivismo não são suficientes para a compreensão das problemáticas educacionais, pois nos apresentam uma compreensão fragmentada da realidade por não considerarem a complexidade que lhe é própria Desta forma, para a pesquisa e a prática educacionais, buscamos na abordagem multirreferencial desenvolvida por Jacques Ardoino e colaboradores, subsídios para a compreensão dos fenômenos relativos ao fracasso escolar, uma vez que nos possibilita reflexões significativas tanto no aspecto epistemológico como metodológico Esta abordagem estuda os fenômenos a partir de diferentes perspectivas teóricas, evitando o pensamento reducionista A investigação caracteriza-se como qualitativa, fundamentando-se nos princípios da observação participante e da etnografia Os procedimentos de investigação foram a análise da literatura relativa à temática, a observação in loco e as conversas informais junto aos atores escolares A reflexão realizada neste trabalho transitou por várias dimensões - Antropologia, Psicologia, Sociologia, Pedagogia - propiciando um novo olhar sobre as questões educacionais e, em especial, sobre o fracasso dito "escolar" Desenvolvemos esta pesquisa numa escola pública estadual de Londrina-Pr, partindo de indagações como: "Se há fracasso, de que fracasso falamos? Como os sujeitos que participam e vivenciam o cotidiano escolar o percebem? Fracassa a escola ou fracassa a sociedade? "Circulamos em busca de acontecimentos, vivências, falas, desejos, conflitos, denúncias, enfim, acontecimentos e situações que pudessem revelar como as relações aconteciam no cotidiano desta escola entre os atores escolares Aproveitei os momentos de intervalos, de entrada e saída para me aproximar dos alunos, dos professores, dos funcionários e da equipe diretiva Essas aproximações foram registradas no diário de campo e depois transformadas em seis "conversas" Dialogando com essa realidade, pudemos perceber que o fracasso dito escolar está estreitamente relacionado com as relações que se estabelecem no contexto escolar, marcadas pela indiferença, pelo abandono, pelo não-comprometimento daqueles que vivem o cotidiano escolar | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This project is an Education reflexion and it has school failure as focus We understand that theory approach substantiated in rationalism and/or positivism is not enough for educational problematical comprehension, because they show us a piecemeal comprehension of reality, for not considering its own complexity So, for educational research and practice, we searched on multireference approach developed by Jacques Ardoino and collaborators, subsidies for comprehension of phenomenon about school failure, once it enables meaning reflexions on epistemology and methodology aspect This approach studies phenomenon through different theory perspectives, avoiding reduce thinking It is a quality investigation, supported on participant and ethnography observation principles The investigation procedures were literature analyse about the theme, observation and informal conversation with school actors The reflexion accomplished in this project walked through many disciplines - Anthropology, Psychology, Sociology, Pedagogy - giving a new view about education points and, in special, about the named "school" failure We developed this research in a public state Londrina-PR school, starting from inquires like: "If there is failure, which failure are we talking about? How do people who attend and live school daily perceive it? Does school failure, or society does it?" We worked looking for events, living, speeches, wishes, conflicts, denounces, lastly, events and situations that could expose how the relationships happen in this school routine among the school actors We made use of the class intervals, coming and leaving time to be able to be near the students, teacher, school officers and manager equip These approaches were registered in a camp diary and after they became into six "talks" Talking to this reality, we perceived that school failure is narrowly related to relationship established on school context, marked for indifference, for abandonment, for non-commitment from people who lives school daily routine | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Educação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School failure | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
| Título: dc.title | Fracasso escolar : novas e velhas perspectivas para um problema sempre presente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: