Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zaninelli, Thais Batista [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolin, Sueli | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Neto, João Arlindo dos | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Erminda da Conceição Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14150 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983508 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A comunicação da Biblioteca Universitária com sua comunidade usuária requer um conhecimento em profundidade do perfil do público atendido Nesse sentido, as estratégias da comunicação fundamentadas pelo Marketing colaboram na promoção dos serviços e na maior interação das unidades de informação com os usuários – quanto a esta pesquisa, os acadêmicos do EAD Utilizar as ferramentas do Marketing Digital permite selecionar os canais de comunicação de acordo com as preferências de comunicação das Gerações Baby Boomers, Geração X, Y e Z O objetivo deste estudo é compreender como ocorre a comunicação entre a biblioteca universitária e o acadêmico do EAD Para tanto, adotou-se a metodologia de estudo de caso exploratório de natureza qualitativa, iniciando com a revisão de literatura, análise documental e a elaboração do questionário para a coleta de dados Os resultados mostraram que é crescente o número de acadêmicos nos cursos do EAD cujo perfil etário abrange pessoas com menos de 18 anos, mas concentrado entre as pessoas de 26 a 35 anos, denominados, na literatura, de nativos digitas Relativamente aos resultados da Instituição participante, concluiu-se que os canais de comunicação utilizados pela biblioteca são convencionais (telefone e e-mail), mas há exemplos de uso de redes sociais e do Marketing Digital para o desenvolvimento de plano de comunicação modernizado Portanto, considera-se que a comunicação nas Bibliotecas Universitárias é um item importante no papel do gestor bibliotecário, cabendo a ele desenvolver estratégias de interação com o usuário remotamente a fim de atender as necessidades informacionais e, ao mesmo tempo, promover a própria unidade de informação Sendo importante, essa comunicação precisa acorrer efetivamente e satisfatoriamente com todos os públicos, tanto de forma presencial quanto remota a fim de promover serviços e atender as demandas informacionais dos usuários | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The communication of the University Library with the user community requires an in-depth knowledge of the profile of the audience attended In this sense, the communication strategies, based on Marketing, collaborate in the promotion of services and in the interaction between units and users as for this research, the Distance Learning students The use of Digital Marketing tools allows to select the communication channels according to the communication preferences of Baby Boomers' Generations, the X, Y and Z Generations The objective of this study is to understand how the communication between the library and the Distance Learning students occurs For this purpose, the methodology of exploratory case study of qualitative nature was adopted, starting with the literature review, document analysis and the elaboration of the questionnaire for data collection The results showed that the number of academics is increasing in Distance Learning courses whose age profile covers people under 18 years, but concentrated among people aged 26 to 35 years, denominated digital natives by the literature As regards the results of the participating institution, it was concluded that the communication channels used by the library are conventional (telephone and e-mail) but there are examples of using social networks and Digital Marketing to develop a modernized communication plan Therefore is allowed to consider that communication in University Libraries is an important item in the role of the librarian, manager, it is up to him to develop strategies of interaction with the user remotely in order to meet informational needs and, at the same time, promote the information unit itself Importantly, this communication needs to take place effectively and satisfactorily with all audiences, both in person and remotely, in order to promote services and meet the informational demands of users | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | University library - Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education - Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | University library - Digital marketing | - |
Palavras-chave: dc.subject | University library - Distance education | - |
Título: dc.title | A comunicação da biblioteca universitária com o acadêmico do EAD | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: