
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Nilza da [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lanza, Fábio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Marivânia Conceição de | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Alexsandro Eleotério Pereira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14193 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983505 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar os limites socialmente impostos à sociabilidade pelo racismo e pela discriminação racial aos negros moradores da cidade de Londrina-PR Diante de uma sociedade brasileira estruturada sob os alicerces da desigualdade racial, que privilegia assim os brancos em detrimento dos negros, busca-se compreender como o racismo interfere nas relações sociais existentes entre esses dois grupos, em diferentes âmbitos sociais, tais como o escolar, de trabalho, de lazer, e também o âmbito familiar e afetivo O trabalho se desenvolveu em um primeiro momento por meio de pesquisa empírica com a realização de entrevistas em profundidade, de cunho qualitativo, a fim de analisar as questões relacionadas à sociabilidade e a identificação e também quantitativo, através de dados socioeconômicos disponibilizados pelo IBGE O relato do cotidiano destas pessoas mostra que, mesmo com significativos avanços obtidos pela população negra, sobretudo nas ultimas décadas, a visão do negro como um sujeito caracterizado pela inferioridade racial é uma constante em nossa época atual | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to study the socially imposed limits sociability by racism and racial discrimination against black residents of the city of Londrina-PR Faced with a Brazilian society structured under the foundations of racial inequality, which so favors whites over blacks, we seek to understand how racism interferes with existing social relations between these two groups in different social environments, such as school, work, leisure, and also the family and affective level The work was developed at first through empirical research by carrying out in-depth interviews with qualitative approach in order to discuss matters related to sociability and identification and also quantitative, through socio-economic data provided by the IBGE The people of these daily report shows that, despite significant progress achieved by the black population, especially in recent decades, the black view as a subject characterized by racial inferiority is a constant in our present age | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Negros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segregação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social sciences | - |
| Título: dc.title | Sociabilidade e racismo : os limites socialmente impostos ao bem-estar dos negros em Londrina | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: