Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Estevam, Everton José Goldoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Morelatti, Maria Raquel Miotto | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Pamela Emanueli Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Veridiana | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Laís Maria Costa Pires de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983498 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Um número crescente de estudos tem problematizado a constituição da identidade profissional (IP) de professores em diferentes contextos formativos Dentre os elementos que constituem essa identidade, poucas discussões tem como foco agência profissional, elemento que, ao ser explorado, implica na análise de contextos formativos, especificamente de suas possibilidades e restrições e da influência que experiências ali vivenciadas pelos professores podem exercer em sua IP no futuro, particularmente em sua agência Ao levar em conta esses apontamentos o presente estudo busca responder à questão geral de pesquisa: Que aspectos da prática da Comunidade de Prática de Professores que Aprendem e Ensinam Matemática (CoP-PAEM) apoiaram o desenvolvimento da agência profissional de professoras em processo de formação continuada? Para tanto, a investigação é sustentada em três elementos basilares presentes em uma Comunidade de Prática (CoP) de professores que ensinam Matemática (PEM) (e nas relações que decorrem da interação entre eles): o professor em processo de formação (o participante da CoP); o grupo que interage no processo de formação (a comunidade) e o formador de professores (coordenador da CoP) Foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativo, na perspectiva da pesquisa–intervenção, da trajetória da CoP-PAEM no empreendimento Estudo dos Conjuntos Numéricos Os dados coletados consistiram de anotações do diário de campo da pesquisadora e de transcrições de falas das participantes da comunidade, audiogravadas em momentos de interação durante o referido empreendimento Os resultados evidenciam que o tempo de convivência e a frequência de interações entre os membros da CoP; o compartilhamento e o confronto de conhecimentos profissionais; as práticas centradas nos professores; a diversidade de experiências formativas; a disponibilidade para interagir; a abertura para vivenciar desafios; a autonomia para negociar o quê e como trabalhar; a valorização do fazer matemático; o compartilhamento de experiências e reflexões; a dinamicidade da expertise; a proposição e negociação de trabalhos de natureza teórica e prática; e a legitimação de diferentes formas de participação, aspectos emergentes da prática dessa CoP, apoiaram o desenvolvimento da agência profissional das professoras participantes Assim, concluímos que a existência e a integração entre esses aspectos mostraram-se potenciais para promover experiências estruturadoras da IP de PEM capazes de fomentar e fortalacer a agência profissional das professoras contemplando o caráter relacional, dinâmico, temporal, complexo e contínuo desse elemento de suas IP | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: An increasing number of studies have problematized the constitution of the professional identity (PI) of teachers in different formative contexts Among the elements that constitute this identity, few discussions focus on professional agency, an element that, when explored, implies the analysis of formative contexts, specifically its possibilities and constraints and the influence that experiences there experienced by teachers can exercise in their PI in the future, particularly in your agency Taking into account these notes the present study seeks to answer the general question of research: What aspects of the practice of Community of Practice of Teachers who Learn and Teach Math have supported the development of the professional agency of teachers in the process of continuing education? To do so, the research is based on three basic elements present in a Community of Practice (CoP) of teachers who teach mathematics (and in the relations that result from the interaction between them): the teacher in the process of training (the CoP participant); the group that interacts in the process of training (the community) and the teacher trainer (CoP coordinator) A qualitative research was carried out, from the perspective of the intervention research, of the CoP-PAEM trajectory in the enterprise Study of Numerical Sets The data collected consisted of notes of the researcher's fieldwork notebook and transcripts of speeches from the community participants, recorded in moments of interaction during the said project The results show that the time of coexistence and the frequency of interactions among CoP members; the sharing and confrontation of professional knowledge; teacher-centered practices; diversity of training experiences; willingness to interact; openness to experience challenges; the autonomy to negotiate what and how to work; valorization of mathematical practices; sharing of experiences and reflections; the dynamicity of expertise; the proposition and negotiation of theoretical and practical works and the legitimation of different forms of participation are emerging aspects of this CoP practice that supported the development of teachers’ professional agency Thus, the existence and the integration among these aspects have shown potential to promote structuring experiences of meaning in the PI of teachers who teach mathematics capable of fomenting and strengthening the teachers’ professional agency when contemplating the relational, dynamic, temporal, complex and continuous character of this element of their PI | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teachers | - |
Título: dc.title | Agência profissional de professores que ensinam matemática em uma comunidade de prática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: