Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Alaniz, Erika Porceli | - |
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Léia Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Cristiano Manoel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13690 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983477 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir concepções acerca da construção do lugar no ensino de Geografia para os imigrantes bolivianos, instalados no bairro do Brás, município de São Paulo, SP Esse bairro paulistano representa um polo para os bolivianos que são atraídos pela oportunidade de trabalho e renda nas indústrias de tecido e nas lojas do ramo varejista como forma de garantir o sustento de suas famílias Com a chegada desses imigrantes ocorre uma reconfiguração do bairro dando-lhe novas características As escolas localizadas na região são afetadas por essa dinâmica, tendo que reorganizar as suas atividades cotidianas em função desta nova realidade, a exemplo da Escola Eduardo Prado, objeto desta investigação, onde mais da metade dos estudantes são imigrantes bolivianos ou seus descendentes diretos A metodologia de pesquisa, fundamentada na fenomenologia geográfica, é do tipo qualitativa, contou com a investigação empírica e documental partindo de observações e entrevistas não dirigidas, semiestruturadas dando ao entrevistado a oportunidade de relatar as suas experiências e vivências Os resultados mostram as principais dificuldades enfrentadas pelos bolivianos e apontam para a necessidade de reflexão sobre o papel da escola pública como mediadora no processo de adaptação desses estudantes no lugar Conclui-se que a Geografia como ciência dos lugares, juntamente com as demais disciplinas curriculares, pode contribuir para que a escola seja significativa ajudando os estudantes a reconstruírem o seu lugar no mundo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to discuss conceptions about the construction of a place in the teaching of geography for Bolivian immigrants living in the Brás neighborhood, São Paulo, SP This neighborhood in São Paulo represents a hub for Bolivians who are attracted by the opportunity for work and income in the fabric industries and retail stores as a way of ensuring their families' livelihoods With the arrival of these immigrants there is a reconfiguration of the neighborhood giving it new characteristics Schools located in the region are affected by this dynamic, having to reorganize their daily activities according to this new reality, such as the Eduardo Prado School, object of this investigation, where more than half of the students are Bolivian immigrants or their direct descendants The research methodology, based on geographical phenomenology, is qualitative, with empirical and documentary research based on observations and semi-structured interviews, giving the interviewee the opportunity to report their experiences The results show the main difficulties faced by Bolivians, and point to the need for reflection on the role of the public school as a mediator in the process of adaptation of these students in place It is concluded that geography as a science of places along with other curricular subjects can contribute to the school being significant in helping students to rebuild their place in the world | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Geografia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bolivianos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brás (São Paulo, SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography - Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bolivians | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brás (São Paulo, SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | A escola como lugar e o ensino de geografia para os imigrantes bolivianos em São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: