Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Benevides-Pereira, Ana Maria Teresa | - |
Autor(es): dc.contributor | Kienen, Nádia | - |
Autor(es): dc.creator | Schmitz, Giliane Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15244 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983465 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Síndrome de Burnout tem sido estudada desde a década de 197 e, a partir de 1999, foi considerada pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento, relacionado ao ambiente de trabalho A presente Dissertação buscou descrever e analisar a Síndrome de Burnout a partir de uma perspectiva analítico-comportamental, por meio da elaboração de dois artigos O primeiro artigo teve como objetivo compreender e descrever a Síndrome de Burnout a partir da perspectiva dos principais autores da área Para tal, foi realizada busca bibliográfica em base de dados da CAPES e seleção de artigos relacionados ao tema de pesquisa Os autores mais citados foram utilizados como base para as descrições realizadas Como resultado, foi apresentado como foram desenvolvidos os estudos ao longo dos anos, as principais definições e a descrição do contexto e dos comportamentos relacionados à Síndrome de Burnout O segundo artigo teve por objetivo apresentar uma possibilidade de análise da Síndrome de Burnout a partir do enfoque analítico-comportamental Foi realizada busca nas bases de dados da CAPES por área de conhecimento, selecionando a área de Ciências Humanas e as bases bibliográficas da Psicologia, com as palavras “Burnout”, “Análise do Comportamento”, “Behaviorismo”, “Comportamental” Devido à dificuldade de se localizar material sobre o tema específico, foram utilizados artigos que abordavam a discussão de questões relacionadas: à Síndrome de Burnout, à psicopatologia e à psicologia clínica analítico-comportamental A partir disso, foi realizada a especificação de respostas relacionadas à síndrome, assim como das possíveis causas do problema, incluindo-se a discussão sobre como o controle aversivo relacionado aos problemas comportamentais Como resultado, apresentou-se uma possibilidade de compreensão analítico-comportamental da Síndrome de Burnout Espera-se que o trabalho possa contribuir para a compreensão da síndrome e fornecer subsídios para auxiliar na elaboração de estratégias efetivas de prevenção e de intervenção | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The burnout syndrome has been studied since the 197s, and from 1999 was considered by the Ministry of Health as a mental disorder and conduct related to the work environment This work aims to describe and analyze the burnout syndrome from a behavior analytic perspective, through the development of two articles The first study aimed to understand and describe the burnout syndrome from the perspective of the principal authors of the area To this end, bibliographic search was conducted in the CAPES database and selection of articles related to the topic of research The most cited authors were used as the basis for the descriptions made As a result, it was presented as the studies have been developed over the years, the main settings and the description of the context and behaviors related to burnout syndrome The second article aimed to present an analysis of the possibility of burnout syndrome from the behavior-analytic approach A search was performed in the CAPES databases by knowledge area by selecting the area of Humanities and bibliographic databases of psychology, with the words "Burnout," "Behavior Analysis," "behaviorism", "Behavioral" Due to the difficulty of locating material on the specific topic articles they were used that addressed the discussion of related issues: the burnout syndrome, psychopathology and behavior-analytic clinical psychology From this, the specification of answers related to the syndrome was held, as well as the possible causes of the problem, including the discussion on how the aversive control related to behavioral problems As a result, it presented a possibility of behavior-analytic understanding of the burnout syndrome It is hoped that work can contribute to the understanding of the syndrome and provide grants to assist in developing effective strategies for prevention and intervention | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicopatologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle aversivo (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burn out (Psychology) | - |
Título: dc.title | Síndrome de Burnout : uma proposta de análise sob enfoque analítico-comportamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: