
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Katya Luciane de [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bzuneck, José Aloyseo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Boruchovitch, Evely | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Marcio Eleotério | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8504 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983462 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa teve como foco analisar as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, em curso de formação de professores Partindo deste problema, o objetivo geral foi a identificação das estratégias e dos perfis motivacionais, procurando levantar diferenças nas estratégias de aprendizagem e nos perfis motivacionais no contexto escolar Como método de pesquisa adotou-se uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram da pesquisa 157 professores, sendo 377 egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 675 no primeiro ano de formação do PDE e 518 no segundo ano de formação do PDE Os professores foram avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e um questionário de continuum motivacional Os dados foram organizados em planilha e submetidos às análises da estatística descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a escala Continuum Motivacional para Professores em Formação Continuada apresentou evidências de validade, confirmou a estrutura de cinco dimensões por meio da análise dimensional, com variância total de 37,28% A escala apresentou os seguintes alphas de Cronbach, Dimensão 1 – desmotivação (,76), Dimensão 2 – motivação intrínseca (,78), Dimensão 3 – motivação extrínseca com regulação externa (,61), Dimensão 4 - motivação extrínseca com regulação introjetada (,6), Dimensão 5 – motivação extrínseca com regulação identificada (,71) Para a escala de Estratégias de Aprendizagem para Formação Continuada, o instrumento apresentou uma variância de 27,18% e foi confirmada a estrutura de dois fatores na análise fatorial A escala apresentou os seguintes alphas, para escala toda (,8), Dimensão 1 – estratégias cognitivas (,75) e Dimensão 2 – estratégias metacognitivas (,67) Os resultados apontam que as escalas estudadas apresentaram índices aceitáveis de consistência interna e houve diferença na motivação e nas estratégias de aprendizagem entre os professores que estão no início do Programa de Desenvolvimento Educacional da rede estadual do Paraná em seu curso (andamento) e aqueles que já são egressos Os dados foram discutidos visando a compreensão e o mapeamento do perfil estratégico do professor no curso de formação, bem como o seu perfil motivacional no contexto escolar | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to analyze learning strategies and motivation in school context, based on theory of self-determination, in teachers’ training course From this problem, the general aim was the identification of strategies and motivational profiles, seeking to show the differences in learning strategies and motivational profiles in the school context As research method, a descriptive approach with co-relational and survey designs was adopted 157 teachers participated in the research, with 377 graduates of the Educational Development Program – PDE, 675 in the first year of PDE and 518 in the second year Teachers were evaluated through a range of learning strategies and a motivational continuum questionnaire Data were organized in a spreadsheet and submitted to analysis of descriptive and inferential statistics Among the results, it stood out that the Continuum Motivational scale for Teacher in Continued Formation showed evidence of validity, confirmed the structure of five dimensions by dimensional analysis, with total variance of 3728% The scale presented the following Cronbach's alpha, Dimension 1 – demotivation (,76), Dimension 2 – intrinsic motivation (,78), Dimension 3 - extrinsic motivation with external regulation (,61), Dimension 4 - extrinsic motivation with introjected regulation (,6), Dimension 5 - extrinsic motivation with identified regulation (,71) For the scale of Learning Strategies for Continuing Education, the instrument presented a variance of 27,18% and was confirmed the structure of two factors in factor analysis The scales presented the following alphas, to full scale (,8), Dimension 1– cognitive strategies (,75) and Dimension 2 – meta-cognitive strategies (,67) The results point that studied scales presented acceptable index of internal consistence and there was a difference in motivation and learning strategies between teachers that are in the beginning of the Educational Development Program from Paraná’s state network in its course (in progress) and those who are already graduates Data were discussed aiming a comprehension and mapping of the strategic profile of teachers in the training course, and their motivational profile in the school context | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Educação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autodeterminação (Educação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Título: dc.title | Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: