Teoria estética, infância e experiência formativa: por uma educação humanizadora do ensino de arte na educação infantil.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFurlan, Marta Regina-
Autor(es): dc.contributorValiengo, Amanda-
Autor(es): dc.contributorReis, Leandro Augusto dos-
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Cândida Alayde de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorSilva, Alex Sander da-
Autor(es): dc.contributorFranco, Sandra Aparecida Pires-
Autor(es): dc.creatorPereira, Elis Karen Rodrigues Onofre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:16:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:16:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18648-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983448-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC/CNPq-UEL). O objeto de estudo é o ensino de arte na educação infantil pelos limiares da Teoria Estética em Theodor W. Adorno. O objetivo geral foi compreender a contribuição da Teoria Estética para pensar a infância e o ensino de arte na educação infantil à luz da formação para a emancipação humana. Ao contemplar a arte pelas lentes da Teoria Estética é possível vislumbrá-la como um fôlego de vida diante do caos. Ela é capaz de transportar para onde o sujeito quer ir por meio do pensamento crítico, da resistência e da expressividade subjetiva humana. Pelas lentes da Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer em “Dialética do Esclarecimento” (1985), há necessidade de compreender a humanidade e toda a sua formação e, sendo assim, os filósofos indagam que o homem, mesmo que aparentemente esteja no seu mais alto grau de esclarecimento, não conseguiu se emancipar, reduzindo-se ao estado de barbárie. A metodologia de pesquisa, portanto, é um estudo bibliográfico pelos limiares da Teoria Crítica de Sociedade e, em especial com a obra Teoria Estética de Theodor W. Adorno. O método é dialético pois vê a sociedade como se configura em relação a arte, formação e educação infantil e como deveria ser, tendo como premissa básica de discussão, a crítica imanente. Há, ainda, discussões teóricas em outros pensadores da Escola de Frankfurt na Alemanha como Max Horkheimer, Hebert Marcuse, Walter Benjamin e, também, de intérpretes contemporâneos que pesquisam sobre a educação, formação, infância e arte a partir dos fundamentos da Teoria Crítica. Ainda, de outros autores e pensadores de base marxista e que dialogam com o objeto de estudo e a base teórica anunciadas. Como resultados, ao buscar subsídios para o objeto de estudo desta dissertação de mestrado, a base da Teoria Crítica de Sociedade permite em Adorno e demais pensadores da Escola de Frankfurt uma possibilidade de ver a arte à luz da emancipação e, no campo da educação infantil, como potência humanizadora do ensino.-
Descrição: dc.descriptionThis research is linked to the Graduate Program in Education (PPEDU) and the Study and Research Group in Education, Childhood and Critical Theory (GEPEITC/CNPq-UEL). The object of study is the teaching of art in early childhood education through the thresholds of Aesthetic Theory in Theodor W. Adorno. The general objective was to understand the contribution of Aesthetic Theory to think about childhood and the teaching of art in early childhood education in the light of training for human emancipation. By contemplating art through the lens of Aesthetic Theory, it is possible to glimpse it as a breath of life in the face of chaos. It is capable of transporting the subject to where the subject wants to go through critical thinking, resistance, and human subjective expressiveness. Through the lens of Adorno and Horkheimer Critical Theory in "Dialectics of Enlightenment" (1985), there is a need to understand humanity and all its formation and, therefore, philosophers question that man, even if apparently at his highest degree of enlightenment, has not been able to emancipate himself, reducing himself to a state of barbarism. The research methodology, therefore, is a bibliographic study by the thresholds of the Critical Theory of Society and, in particular, with the work Aesthetic Theory of Theodor W. Adorno. The method is dialectical because it sees society as it is configured in relation to art, training and early childhood education and as it should be, having as a basic premise of discussion, immanent criticism. There are also theoretical discussions in other thinkers of the Frankfurt School in Germany such as Max Horkheimer, Hebert Marcuse, Walter Benjamin and also contemporary interpreters who research education, training, childhood and art from the foundations of Critical Theory. Also, from other authors and thinkers with a Marxist base and who dialogue with the object of study and the theoretical basis announced. As partial results, when seeking subsidies for the object of study of this master's thesis, the basis of the Critical Theory of Society allows in Adorno and other thinkers of the Frankfurt School a possibility to see art in the light of emancipation and, in the field of early childhood education, as a humanizing power of teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Estética-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência formativa-
Palavras-chave: dc.subjectHumanização-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic Theory-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectTraining experience-
Palavras-chave: dc.subjectHumanization-
Palavras-chave: dc.subjectArts - Study and teaching-
Título: dc.titleTeoria estética, infância e experiência formativa: por uma educação humanizadora do ensino de arte na educação infantil.-
Título: dc.titleAesthetic theory, childhood and formative experience: for a humanizing education of art teaching in early childhood education.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.