Intervenções em situações de conflitos interpessoais nas aulas de educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPalma, Ângela Pereira Teixeira Victoria [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorVinha, Telma Pileggi-
Autor(es): dc.contributorPalma, José Augusto Victoria-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luana Cristine Franzini da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:16:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:16:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983438-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na instituição escolar constata-se a construção da moral, ou das relações morais, acontecendo em diversos momentos e espaços físicos Não há como evitar, ao educar, a formação do ser moral, uma vez que faz parte da dimensão humana A constatação de que a qualidade do ambiente sócio-moral influencia na construção de valores, atitudes e na formação moral pode ser comprovada por diversos estudos O estudo teve como objetivo principal analisar a concepção de conflito interpessoal, bem como a ação pedagógica dos professores de Educação Física, estabelecendo correlações entre a concepção, o sentimento e a ação do professor frente às situações de conflito interpessoal escolar Para tanto, optamos pela abordagem qualitativa e realizamos uma Pesquisa de Campo Na tentativa de alcançar o objetivo proposta foram feitas observações e entrevistas com dez professores de Educação Física atuantes na rede pública de ensino Utilizamos como referencial teórico os pressupostos teóricos da Epistemologia Genética e autores que estudam o desenvolvimento moral das crianças segundo a teoria piagetiana Constatamos na pesquisa, que os docentes, em sua maioria, concebem os conflitos como anti-naturais, e não como fator que podem gerar a aprendizagem e desenvolvimento moral do educando As concepções de conflito enunciadas pelos docentes são coerentes com suas ações em aula, as quais indicam posturas que visam eliminar o foco de problema, conduzindo a ações autoritárias, de contenção, punição Verificamos que há correlações nas formas pelas quais os docentes concebem os conflitos e suas ações pedagógicas, sendo que ao interpretar o conflito como negativo agem de maneira a perpetuar a heteronomia dos educando-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The construction of morality, or moral relations are noticed in the educational institutions, happening at different times and physical spaces There is no way to avoid, when educating, the formation of the moral being, as it is part of the human dimension The observation that the quality of the social environment influences the construction of values, attitudes and moral formation can be demonstrated by several studies The main objective of this study was to analyze the concept of interpersonal conflict, as well as the pedagogical action of Physical Education teachers, establishing correlations between the concept, the feeling and the action of the teacher when faced with situations of interpersonal conflict in the school Thus, we chose the qualitative approach and conducted field research In an attempt to achieve the proposed objective, ten Physical Education teachers engaged in the public education sector were observed and interviewed The assumptions of the Genetic Epistemology and the authors who study the moral development of children according to the Piaget theory were used as a theoretical reference It was found that teachers, in most cases, perceive conflicts as anti-natural rather than as a factor that can generate learning and moral development for students The concepts of conflict mentioned by the teachers are consistent with their actions in class, which indicate attitudes that seek to eliminate the roots of the problem, leading to authoritarian actions of restraint and punishment Correlations have also been found in the way in which teachers perceive conflicts and their pedagogical actions, and that when interpreting the conflict as negative they act in a way as to perpetuate the heteronomy of students-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMotricidade humana-
Palavras-chave: dc.subjectConflitos interpessoais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education school-
Palavras-chave: dc.subjectMotor skill-
Palavras-chave: dc.subjectMuscular coordination-
Título: dc.titleIntervenções em situações de conflitos interpessoais nas aulas de educação física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.