
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kaseker, Mônica Panis [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Marcelo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Buzalaf, Márcia Neme | - |
| Autor(es): dc.creator | Gallassi, Adriana Nakamura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9931 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983397 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: série de TV documental Índio Presente (218) consiste em uma produção audiovisual feita por não indígenas e financiada por edital público, o qual determinava a elaboração de uma série no sentido de apresentar o papel que os povos indígenas reivindicam na sociedade e a revisão do processo colonial Com base no contexto brasileiro, em que se evidencia um silenciamento dos povos indígenas ou a visibilização a partir de estereótipos, este estudo busca compreender em que medida a série articula um discurso de contestação das injustiças, desigualdades e opressão às identidades dos povos indígenas rompendo com estereótipos e propondo uma abordagem mais dialógica de representação Para isso, a análise fundamenta-se nos conceitos de interculturalidade, hibridismo, identidade cultural e representação, reflexões localizadas epistemologicamente no campo dos estudos culturais, utilizando o ferramental metodológico da Análise do Discurso (ORLANDI, 199, 21) e de adaptação ao objeto audiovisual em seis dimensões: contextual, verbal, visual, sonora, imagem-texto e dos efeitos (BRAIGHI, 216), apoiado na abordagem da comunicação como forma de compreender os sentidos que emergem a partir das afecções Conclui-se que a série contribui para desconstruir aspectos do discurso colonial e hegemônico, os quais instauram preconceitos, estereótipos e homogeneização dos povos originários, permitindo ao espectador o acesso à diversidade indígena e aos indígenas interculturais do presente Apreende-se também o que Spivak (21) afirma sobre a dificuldade de desafiar certos traços da cadeia hegemônica, que se mantém mesmo nos discursos que buscam combatê-los | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The documentary TV series Índio Presente (218) is an audiovisual production made by non-indigenous people and financed by public notice, which determined the elaboration of a series about the role that indigenous peoples claim in society and a review of the colonial process Based on Brazilian context, which evidences the silencing of indigenous peoples or the visibility is according to stereotypes, this study seeks to understand to what extent the series articulates a discourse that contests injustices, inequalities, and oppression of indigenous people’s identities, eliminating stereotypes and proposing a more dialogical approach to representation For this, the analysis is based on interculturality, hybridity, cultural identity and representation concepts, reflections epistemologically located in the cultural studies field, using the methodological tool of Discourse Analysis (ORLANDI, 199, 21), adapted to the audiovisual object in six dimensions: contextual, verbal, visual, sound, image-text and effects (BRAIGHI, 216), supported for the communication approach as a way to understand the meanings that emerge from the affections It concludes that the series contributes to deconstructing aspects of colonial and hegemonic discourses, that establishes prejudices, stereotypes and homogenization of the original peoples, allowing the spectator to access the indigenous diversity and the intercultural indigenous peoples of the present It also apprehends what Spivak (28) affirms about the difficulty of challenging certain features of the hegemonic chain, maintained even in the speeches that seek to combat them | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Comunicação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Baixada Maranhense (MA: Microrregião) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudos interculturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indians | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural identity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cross-cultural studies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Audio-visual materials | - |
| Título: dc.title | "Os não índios vieram olhar como nós somos" : interculturalidade e representação na série Índio presente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: