Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nalli, Marcos Alexandre Gomes [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Paulo Roberto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Artur Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Alliprandini, Camila Zedu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9709 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983395 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho se integra à linha de pesquisa Psicologia Social e Pocessos Instituicionais junto ao programa de Pós-Graduação em Psicologia Trata-se de um estudo sobre a psicologia pretensiosamente científica e sua clínica Essa psicologia, em conjunto com os saberes das ciências naturais, produziu um olhar clínico de autoridade sintomatológica sobre o corpo, as condutas e confissões humanas O objetivo geral dessa pesquisa é problematizar essa visão histórica com a ideia da ficcionalização e sua estratégia de diagnóstico clínico da realidade Para tentar atingir esse objetivo, buscamos apresentar uma história de como as psicologia s atingiram seus objetivos de cientificização por meio de um modelo moderno de racionalidade científica; apresentamos uma discussão sobre como a produção científica da psicologia clínica se construiu por meio de um tipo de semiologia psicológica, produzindo um modelo sintomatológico sobre as condutas e confissões humanas; sugerimos no caminho das artes uma alternativa frente a esse movimento da autoridade semiológica da clínica psicológica, mais especificamente a ficção como possibilidade de ruptura epistêmica moderno-colonial Com esse trabalho realizado em dois capítulos e quatro subseções, esperamos que possa contribuir com a elaboração coletiva de um processo de mudança do paradigma científico e político moderno- colonial, vigente ainda nos dias de hoje, para um processo de invenção de outras subjetivações políticas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work is part of the Social Psychology and Institutional Processes research line along with the Graduate Psychology Program It is a study on the pretentiously scientific psychology and its clinic This psychology, together with the knowledge of the natural sciences, has produced a clinical view of symptomatological authority over the body, human conduct and confessions The general objective of this research is to problematize this historical view with the idea of fictionalization and its strategy of clinical diagnosis of reality To try to reach this objective, we seek to present a history of how psychologies have reached their scientific objectives through a modern model of scientific rationality; we present a discussion on how the scientific production of clinical psychology was constructed through a type of psychological semiology, producing a symptomatological model on human behaviors and confessions; we suggest in the path of the arts an alternative to this movement of the semiological authority of the psychological clinic, more specifically fiction as a possibility of modern-colonial epistemic rupture With this work carried out in two chapters and four subsections, we hope that it can contribute to the collective elaboration of a process of changing the modern-colonial scientific and political paradigm, still in force today, to a process of invention of other political subjectivities | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Psicologia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social psychology - Theses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinical psychology - Theses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology - Symptomatology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology - Fictionalization - Theses | - |
Título: dc.title | A psicologia e a experiência clínica de ficcionalização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: