Casamento homoafetivo no Brasil e conservadorismo cristão : embates discursivos entre Silas Malafaia e ABGLT (2007- 2017)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArias Neto, José Miguel [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Rosemeri-
Autor(es): dc.contributorSilva, Silvia Cristina Martins de Souza e-
Autor(es): dc.creatorSilva, Clodoaldo Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:16:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:16:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10105-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983383-
Descrição: dc.descriptionResumo: Essa Dissertação procura refletir sobre os embates discursivos entre o conservadorismo cristão, representado pelo pastor Silas Malafaia, e a ABGLT, representante dos grupos LGBT’s, a respeito da legitimação do casamento homoafetivo, no Brasil Os embates são analisados a partir de fontes jurídicas e atuação do pastor Malafaia, em programas de televisão, especialmente seu programa denominado Vitória em Cristo Nessa pesquisa, parte-se dos confrontos entre o pastor Silas Malafaia e a ABGLT, no campo político e jurídico, a partir de 27, quando da luta pelo reconhecimento da união estável homoafetiva, por parte dos grupos LGBT’s, e a atuação do conservadorismo cristão, representada porMalafaia, e em defesa da família tradicional e da liberdade de expressão e de culto Assim, foram utilizadas como fontes a ADI 4277, a ADPF 132, O PLC 2285/27, a Resolução do CNJ 175/213 e as atuações do pastor Silas Malafaia, através de seu site, seu programa de televisão e atuação no cenário político nacional, sempre contra os direitos da população LGBT, onde insiste em contrariar a medicina e a ciência, e afirmar que a homossexualidade é um comportamento, e portanto aprendido, e defender a reversão do que denomina comportamento homossexual, como se fosse uma cura para uma doença, em que pese a ciência não considere mais a homossexualidade como patologia ou transtorno Por outro lado, a ABGLT defende o direito dos homossexuais em constituir família, ampliando o conceito para a multiparentalidade, e defendendo o afeto como fundamento para o casamento A base metodológica parte dos conceitos de discurso, enunciados e hipótese repressiva, de Michel Foucault, para se analisar a produção de verdades sobre o sexo, bem como a circularidade do poder, através dos enunciados e das práticas discursivas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectCasamento entre homossexuais-
Palavras-chave: dc.subjectConservantismo cristão-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectSame-sex marriage-
Palavras-chave: dc.subjectChristian conservatism-
Palavras-chave: dc.subjectHomosexuality-
Palavras-chave: dc.subjectFamily-
Palavras-chave: dc.subjectSocial history-
Título: dc.titleCasamento homoafetivo no Brasil e conservadorismo cristão : embates discursivos entre Silas Malafaia e ABGLT (2007- 2017)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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