
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Inara [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Manoel, Edison de Jesus | - |
| Autor(es): dc.contributor | Deprá, Pedro Paulo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Inara [Coorientadora] | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Rosana Sohaila Teixeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12543 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983375 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a combinação das habilidades motoras correr e arremessar em crianças classificadas em diferentes estágios motores, sob diferentes condições da tarefa Fizeram parte da amostra 54 crianças, de ambos os gêneros, de 1 e 11 anos de idade classificadas em 3 três grupos conforme o nível de desenvolvimento motor nas tarefas isoladas correr e arremessar (G1: estágio elementar; G2: estágio avançado; G3: classificados em diferentes estágios de desenvolvimento) Todas as crianças realizaram 1 tentativas em cada tarefa, identificadas como: correr isolado, arremessar isolado, condição de combinação 1, na qual as crianças foram solicitadas a correr 1 m com uma bolinha de tênis na mão e arremessar a distância e condição de combinação 2, caracterizada pelo correr 1m, apanhar uma bolinha de tênis colocada sobre um cone e arremessar à distancia As variáveis analisadas foram o sequenciamento, o momento de início das modificações (MIM), a distância, o índice de eficiência na combinação (IEC), a velocidade e o índice velocidade (IV) Os resultados indicaram que 95% das crianças foram capazes de combinar o correr com o arremessar, em ambas as condições de combinação No entanto, o sequenciamento de combinação apresentados pelos grupos foram diferentes, destacando o resultado obtido pelo G2, o qual apresentou uma organização mais compatível com o estágio mais avançado No que se refere às condições das tarefas, a condição combinada 2 parece ter afetado em maior escala o comportamento de todos os grupos, assim como puderam ser observadas menores alterações por parte do G1 e maiores alterações por parte do G3 Concluiu-se que o G3, que se encontra em uma fase de transição entre o estágio intermediário e avançado de desenvolvimento foi capaz de realizar adequações favoráveis para as condições de combinação 1 e 2 e que estar no estágio avançado nos padrões isolados de desenvolvimento pode ser necessário para uma organização de combinação mais avançada, visto que nenhum sujeito de G1 realizou combinação avançada | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this study was to analyze the process of combining the motor skills of running and throwing in children classified at different motor stages under different task conditions The sample included 54 children of both genders, of 1 and 11 years of age, classified into 3 three groups according to the level of motor development in isolated tasks of running and throwing (G1: elementary stage, G2: advanced stage; G3: classified in different stages of development) All children performed 1 trials in each task, identified as: isolated running, isolated throwing, combination condition 1 in which the children were asked to run 1 m with a tennis ball in their hands and throwing at distance and the combination condition 2, characterized by a 1-m run, catching a tennis ball placed on a cone and throwing it at distance The analyzed variables were the sequence, the start time of the modifications (STM), the distance, the index of combination efficiency (ICE), speed and velocity index (VI) The results indicated that 95% of children were able to combine running with throwing, in both combination conditions However, the combination sequencing shown by the groups were different, with special notice to the result of G2, which showed an organization more compatible with the most advanced stage Regarding the task conditions, combined condition 2 seems to have affected on a larger scale the behavior of all groups, as well as minor changes can be observed in the G1 and the major changes from the G3 We conclude that G3, which is in a transition phase between the intermediate and advanced stage of development was able to make favorable adjustments to the combination conditions 1 and 2, and that it may be necessary to be in the advanced stages of the isolated development patterns to achieve a more advanced combination organization, since no participant in G1 performed a advanced combination | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Educação Física | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação Física e Esportes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capacidade motora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Capacidade motora nas crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem motora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física para crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motor development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motor skill in children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motor learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical education for children | - |
| Título: dc.title | Análise da combinação de padrões fundamentais de movimento em crianças com diferentes níveis de desenvolvimento sob duas condições de restrição da tarefa | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: