Reciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGregório, Regina Maria [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorZanini, Marilurdes-
Autor(es): dc.contributorSella, Aparecida Feola-
Autor(es): dc.contributorPanichi, Edina Regina Pugas-
Autor(es): dc.contributorAguilera, Vanderci de Andrade-
Autor(es): dc.creatorSimon, Cristina Valéria Bulhões-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:16:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:16:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983357-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa procura verificar as reciprocidades entre a formação de professores de língua portuguesa e a extensão universitária presentes no projeto de extensão Disque-Gramática, da Universidade Estadual de Londrina A base metodológica deste trabalho é a pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, na qual são investigados os elementos componentes da extensão como parte do tripé formado pelo ensino-pesquisa-extensão Sobre o projeto sob análise, observam-se o espaço, o tempo, a linguagem e o relacionamento, assim como se atenta para o papel do aluno participante do projeto e os professores que dele fazem parte Como instrumentos metodológicos, são utilizados os questionários (para os alunos), a entrevista (para o professor coordenador do projeto e para o pró-reitor de extensão em atividade durante o período analisado) e a análise documental (pareceres, relatórios, leis, anotações etc) A intenção é lançar um olhar mais atento a um projeto em vigor desde 1995 e do qual já fizeram parte cerca de setenta alunos Como se trata de projeto da área de língua portuguesa, este trabalho reflete acerca das concepções dos alunos e do projeto em torno da língua e da gramática Os resultados dão conta que atividades como as propiciadas pelo projeto Disque-Gramática são fundamentais para a formação acadêmico-profissional do futuro professor, uma vez que nelas este aluno-professor constrói o seu percurso, por meio do conhecimento transformado em saber, das relações interpessoais, da ética e da postura didática a ser adotada quando do atendimento aos consulentes do projeto-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Estudo da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aims to verify the reciprocities between teacher education and the existing university extension in the -Disque-Gramática extension project, of the State University of Londrina The methodological basis of this study is the interpretative nature of qualitative research, in which the composing elements of the extension, as part of the triad formed by teaching-research-extension, were investigated Regarding the project under analysis, its space, time, language and relationship are observed, as well as the role of the participating students in the project and the teachers who belong to it As methodological tools, the questionnaire (for students), the interview (for the teacher coordinating the project and the Director of extension during the period analyzed) are used Another tool used was documental analysis, so as to give an account of the various documents, such as opinions, reports, laws, notes etc The intention is to take a closer look at a project that has been in place since 1995 and has had about seventy participating students Because this is a project on the Portuguese language field, this research reflects the students‘ and the project‘s conception around the language and grammar The results show that activities such as the ones provided by the -Disque-Gramática project are fundamental to the academic-professional development of the future teacher, since it is in these activities that this student-teacher will build his journey: through knowledge transformed into wisdom, interpersonal relationships, ethics and didactics position to be adopted when providing the services of the project to the community-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectGramática-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Grammar-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Training of teachers-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity extension-
Título: dc.titleReciprocidades entre formação de professores e extensão universitária : o projeto disque-gramática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.