
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Altino, Fabiane Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cyranka, Lúcia Furtado de Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Assis, Álida Laryssa Espozetti de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15487 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983355 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar se o ensino dos anos iniciais possui como embasamento os estudos sociolinguísticos, por acreditar que a partir dos primeiros anos do ensino regular o aluno já deverá ter um ensino de Língua Portuguesa pautado por uma pedagogia da variação, na qual as variedades trazidas para sala de aula sejam respeitadas e utilizadas como forma de reflexão da língua e que oportunize o aluno a ampliar os recursos linguísticos, para saber adequar sua linguagem a cada situação de uso Para o cumprimento deste objetivo, foram selecionadas cinco escolas públicas da cidade de Londrina-PR, nas quais aulas foram observadas, materiais didáticos foram analisados e aplicaram-se questionários para professores e alunos, objetivando atingir todas as esferas da sala de aula Por fim, analisaram-se todos os dados, com o propósito de se chegar a um diagnóstico do ensino dos anos iniciais | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to determine if the teaching of the early years has as its foundation the sociolinguistic studies, believing that from the early years of regular education students should already have a teaching Portuguese guided by a pedagogy of variation in which varieties brought to the classroom are respected and used as a form of reflection of the language and further opportunity to broaden the student language resources, to learn their language fit each user scenario To achieve this objective, we selected five public schools in the city of Londrina, in which lessons were observed, teaching materials were analyzed and were applied questionnaires for teachers and students, aiming to reach every classroom spheres Finally, we analyzed all the data for the purpose of arriving at a diagnosis of education in the early years | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Variação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Título: dc.title | A sociolinguística no ensino : um diagnóstico dos anos iniciais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: