Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Bohn, Hilário Inácio | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Luizate Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguilera, Vanderci de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernández, Francisco Moreno [Coorientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Sardo, Cláudia Estima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11126 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983335 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa propõe o estudo qualitativo de duas situações de ensino de língua estrangeira com alunos da terceira idade, diferenciados pela abordagem de ensino a que estão expostos Os dois grupos são constituídos de aprendizes brasileiros idosos que estudam uma língua estrangeira (inglês) mediante uma abordagem comunicativa, sendo que, no Grupo 1, a abordagem privilegia o desenvolvimento das habilidades lingüísticas, enquanto, no Grupo 2, a ênfase está no uso da afetividade visando a um maior desenvolvimento lingüístico As análises das duas situações de ensino têm por fim verificar o papel da afetividade, o modo como ela se manifesta na progressão da interlíngua dos aprendizes, nas atividades desenvolvidas na sala de aula, nos interesses dos alunos e os conhecimentos necessários que o professor, inserido em contextos similares aos que são descritos neste trabalho, precisa dominar, assim como estar fundamentado e consciente de certas teorias Os dados levam a crer que uma abordagem de ensino para idosos que entremeie cognição e afetividade apresenta melhores condições de aprendizado | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research proposes a qualitative study of students of the third age in order to understand the role of affection in their foreign language learning processes Two groups of Brazilian third age students studied English as a foreign language under the communicative approach, having group 1 a focus in the development of the basic linguistic abilities and group 2, a focus in learning through affection The analysis of the two learning situations have the objective of verifying the role of affection, the way it comes in the interlanguage of the students, in the activities developed in class, in the students’ needs and in the necessary knowledge the teacher in such situation needs to handle as well as the theories involved The data suggest that an approach which interweaves cognition and affection offers the most adequate learning situations for old students of foreign languages | - |
Descrição: dc.description | Resumen: Esta investigación plantea un estudio cualitativo de dos situaciones de enseñanza de lengua extranjera con alumnos de la tercera edad, diferenciados por el abordaje de enseñanza a que están expuestos Los dos grupos son constituidos de aprendices | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Título: dc.title | A afetividade como argumento para o aprendizado de línguas estrangeiras na terceira idade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: