Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cíntia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Tortola, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira Junior, Ademir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9265 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983327 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta pesquisa, investigamos a constituição de jogos de linguagem em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental O quadro teórico da pesquisa leva em consideração a caracterização da Modelagem Matemática na Educação Matemática, bem como elementos da filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein, particularmente no que se refere à segunda fase de suas argumentações filosóficas A análise qualitativa e interpretativa dos dados nos permite inferir que os jogos de linguagem constituídos podem ser agrupados em jogos de linguagem no contexto das relações entre realidade e matemática e jogos de linguagem relativamente ao conteúdo matemático que emerge nas atividades de modelagem matemática | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this research we investigated the constitution of language games in mathematical modeling activities developed by students of 6th grade and 9th grade of the Fundamental Teaching The theoretical framework of the research takes into account the characterization of the Mathematical Modeling in Mathematical Education, as well as elements of Ludwig Wittgenstein's philosophy of language, particularly regarding the second phase of his philosophical arguments The qualitative and interpretative analysis of the data allows us to infer that the language games constituted can be grouped into: language games in the context of the relations between reality and mathematics, language games regarding the mathematical content that emerges in mathematical modeling activities | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language - audiovisual resources | - |
Título: dc.title | O uso da linguagem por alunos do ensino fundamental em atividades de modelagem matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: