O uso da linguagem por alunos do ensino fundamental em atividades de modelagem matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSilva, Cíntia da-
Autor(es): dc.contributorTortola, Emerson-
Autor(es): dc.contributorPires, Magna Natalia Marin-
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de-
Autor(es): dc.creatorPereira Junior, Ademir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:16:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:16:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9265-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983327-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nesta pesquisa, investigamos a constituição de jogos de linguagem em atividades de modelagem matemática desenvolvidas por alunos do 6º e do 9º ano do Ensino Fundamental O quadro teórico da pesquisa leva em consideração a caracterização da Modelagem Matemática na Educação Matemática, bem como elementos da filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein, particularmente no que se refere à segunda fase de suas argumentações filosóficas A análise qualitativa e interpretativa dos dados nos permite inferir que os jogos de linguagem constituídos podem ser agrupados em jogos de linguagem no contexto das relações entre realidade e matemática e jogos de linguagem relativamente ao conteúdo matemático que emerge nas atividades de modelagem matemática-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this research we investigated the constitution of language games in mathematical modeling activities developed by students of 6th grade and 9th grade of the Fundamental Teaching The theoretical framework of the research takes into account the characterization of the Mathematical Modeling in Mathematical Education, as well as elements of Ludwig Wittgenstein's philosophy of language, particularly regarding the second phase of his philosophical arguments The qualitative and interpretative analysis of the data allows us to infer that the language games constituted can be grouped into: language games in the context of the relations between reality and mathematics, language games regarding the mathematical content that emerges in mathematical modeling activities-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage - audiovisual resources-
Título: dc.titleO uso da linguagem por alunos do ensino fundamental em atividades de modelagem matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.