Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Sheila Oliveira [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBelintane, Claudemir-
Autor(es): dc.contributorLimoli, Loredana-
Autor(es): dc.creatorZamariam, Franciela Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:16:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:16:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983313-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho discute o uso do RPG como alternativa metodológica para o ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica, ao mesmo tempo em que busca compreender, através do jogo, o processo desse tipo de leitura em curso, partindo da premissa de que a leitura do texto literário pode ser comparada a essa atividade lúdica Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, e do debate sobre o jogo, em um grupo focal, com os “jogadores”, alunos do primeiro ano do Ensino Médio Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (22), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo; em Colomer (29), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (24) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2) e Caillois (199) Esse percurso proporcionou valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia adequada no ensino da leitura, quebrando paradigmas de senso comum no meio escolar, que mantêm a crença da ausência de leitura discente ou ainda da culpabilização exclusiva de fatores externos à escola pelo fato Com esta pesquisa, pretende-se uma aproximação entre as teorias desenvolvidas na academia e a prática docente na Educação Básica, visando a melhorias no processo de ensino e aprendizagem da leitura nas aulas de língua portuguesa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work discusses the use of RPG (Role Playing Game) as a methodological alternative for the teaching of literary reading in the final years of Basic Education, at the same time seeks to understand, through such playful activity, the process of this type of reading in progress, starting from the premise of that reading the literary text can be compared to the game For this purpose, it uses the RPG developed by the researcher from The fortune teller, by Machado de Assis, and the debate about the game, in a focus group, with the "players", students of the first grade of a Government High School, in the city of Londrina It is mainly based on the discussions of Jouve (22), for whom literary reading resembles a game; in Colomer (29), which emphasizes the value of shared reading in the reader's formation; and in the ideas proposed by Barthes (24) that the reader, besides a complex entity, is a character of the works that he reads However, the concepts related to the game are mainly supported by Huizinga (2) and Caillois (199) This trajectory provided valuable reflections on how literature is being treated at school and on the importance of an adequate methodology in reading teaching, breaking down common sense paradigms in the school environment, which maintains the belief in the absence of student reading or even of exclusive blame factors external to the school With this research, it is intended an approximation between the theories developed in the academy and the teaching practice in Basic Education, aiming at improvements in the teaching and learning process of reading in the Portuguese language classes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Study and teaching-
Título: dc.titleCartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.