Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Diego Fogaça | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Helenara Regina Sampaio | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Ricardo Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Renata Karoline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10545 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983304 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem a intenção de apresentar possíveis adaptações para favorecer o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática na inclusão de estudantes com Síndrome de Down na escola regular A tese justifica-se devido à falta de pesquisas na área de Educação Inclusiva, voltada para a aprendizagem de Matemática e estudantes com Síndrome de Down Para a elaboração das adaptações, analisou-se documentos oficiais da Educação Inclusiva, leis relacionadas ao tema, Diretrizes para a Educação Inclusiva e Parâmetros Curriculares Nacionais; realizou- se observação não participante em escolas regulares e especializada ao longo de um período de cinco meses; e, aplicou-se questionário às famílias de estudantes com Síndrome de Down, para que fosse elaborado um perfil de estudante idealizado e a partir das características desse perfil, as propostas adaptativas fossem elaboradas As adaptações propostas nessa tese são adaptações de atividades, temporais, metodológicas e avaliativas, buscando potencializar a aprendizagem de conteúdos acadêmicos para estudantes com Síndrome de Down, evidenciando aspectos favoraveis do processo de inclusão, relacionada com aprendizagens científicas e sociais, focando no desenvolvimento da autonomia do estudante, autocuidados e aprendizagens matemáticas aplicáveis ao dia a dia dos estudantes Com a intenção de indicar possibilidades e favorecer reflexão a respeitos da aplicação das sugestões da tese, elabora-se Trajetórias Hipotéticacs de Aprendizagem, que indicam formas possibilitar a inclusão de estudantes com Síndrome de Down na Educação Regular | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research intends to present possible adaptations to favor the process of teaching and learning Mathematics in the inclusion of students with Down Syndrome in regular school The thesis is justified due to the lack of research in the area of Inclusive Education, aimed at the learning of Mathematics and students with Down Syndrome For the elaboration of the adaptations, we analyzed official documents of Inclusive Education, laws related to the theme, Guidelines for Inclusive Education and National Curricular Parameters; realized if observation is not participant in regular and specialized schools over a period of five months; and a questionnaire was applied to the families of students with Down's Syndrome, so that an idealized student profile was elaborated and from the characteristics of this profile, the adaptive proposals were elaborated The adaptations proposed in this thesis are adaptations of activities, temporal, methodological and evaluative, seeking to enhance the learning of academic contents for students with Down Syndrome, showing favorable aspects of the inclusion process, related to scientific and social learning, focusing on the development of autonomy self-care and mathematical learning applicable to students' daily life With the intention of indicating possibilities and favoring reflection regarding the application of the suggestions of the thesis, Hypothetical Trajectories of Learning are elaborated, which indicate ways to allow the inclusion of students with Down Syndrome in Regular Education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Down, Síndrome de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Down syndrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | Educação inclusiva : ensino de matemática para estudantes com síndrome de Down na escola regular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: