
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Tânia Guedes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Daiane Eloisa dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15442 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983301 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o conhecimento construído a respeito da formação inicial em Letras em relação à proposta de desenvolvimento de práticas de letramento digital pelos professores em formação, no período de 211 a 214, na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho Buscamos, dessa maneira, construir uma contribuição acadêmica voltada a conhecer melhor o trabalho das licenciaturas em Letras, no que diz respeito às tecnologias digitais e à formação dos futuros professores A pesquisa em tela toma como aportes teóricos os estudos de Rojo (212), Lemke (21), Buzato (26; 21), Lankshear e Knobel (27); Coscarelli e Ribeiro (211), dentre outros, sobre novos letramentos e letramento digital Consideramos os pressupostos de Pretto (22), Barreto (24; 211), Freitas (29), Freire e Leffa (213), Paiva (212), Veiga e Viana (212), que problematizam o uso das tecnologias no contexto escolar e trazem contribuições valiosas para se pensar a formação tecnológica dos professores Discutimos também sobre os preceitos do letramento, nos apoiando em leituras de autores como Street (23, 21, 214) e Soares (22, 24, 21) Em Silva (22, 29) encontramos importantes postulações para refletirmos sobre a interação e a interatividade Embasados nos preceitos da Linguística Aplicada, tomamos alguns princípios metodológicos como: pesquisa de natureza qualitativa, preocupação com o idiossincrático, o particular e o situado (MOITA LOPES, 213), caráter inter/transdisciplinar buscando o diálogo com o conhecimento e as lógicas de outras disciplinas Nossa pesquisa configura-se como sendo um estudo de caso do tipo etnográfico O corpus do trabalho consiste em documentos institucionais, como projetos pedagógicos de curso; grades curriculares; planos de ensino; projetos de pesquisa e extensão; resumos das produções científicas da comunidade acadêmica, disponibilizadas em cursos e eventos ocorridos na instituição de ensino superior, correspondentes ao período delimitado Também, aplicamos questionário aos quartanistas dos cursos de Letras, e realizamos uma sessão de grupo focal, na universidade Tomamos, dessa forma, as falas dos participantes juntamente com as colocações de uma docente do colegiado de Letras, que foi entrevistada Os resultados evidenciam que a formação tecnológica do futuro professor de língua portuguesa ainda ocorre de maneira individualizada (PAIVA, 212) e que as NTIC não estão incorporadas na formação inicial | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study have goal of think over the knowledge built about the initial formation of Letters in relation to the proposed development of digital literacy practices by teachers in formation, in the period from 211 to 214, at State University of Northern Parana, campus Jacarezinho We seek in this way build an academic contribution aimed to better understand the work of the degrees in Literature, with regard to digital technologies and the formation of future teachers Research on screen takes as inputs the theoretical studies Rojo (212), Lemke (21), Buzato (26; 21), Lankshear and Knobel (27); Coscarelli and Ribeiro (211), among others, on new literacies and digital literacies We consider the assumptions Pretto (22), Barreto (24; 211), Freitas (29), Freire and Leffa (213), Paiva (212), Veiga and Viana (212); which problematize the use of technology in the school context and bring valuable contributions to thinking about the technological training of teachers Also discussed the precepts of literacy, supporting us on readings from authors such as Street (23, 21, 214) and Soares (22, 24, 21) Silva (22, 29) found significant nominations to reflect on the interaction and interactivity Founded on the principles of Applied Linguistics, methodologically, take some principles such as: qualitative research nature, concern for the idiosyncratic, the individual and the set (MOITA LOPES, 213), character inter / transdisciplinary seeking dialogue with the knowledge and logic other disciplines Our research is characterized as being a case study of ethnographic The corpus of work consists of institutional documents, such as educational projects underway; curriculum; teaching plans; research projects and extension; abstracts of scientific productions of the academic community, available in courses and events at the institution of higher education, corresponding to the period delimited Also, apply questionnaire to students of fourth grade, and conducted a focus group session, at the university We, therefore, by the participants along with the placement of a teaching letters collegiate, that was interviewed The results show that technological training of future teachers of Portuguese still occurs individually (PAIVA, 212) and the new technologies are not incorporated in the initial formation | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology and teacher training | - |
| Título: dc.title | As NTIC na licenciatura em letras : trilhando caminhos para o letramento digital | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: