
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Marcelo Carbone | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Vânia Darlene Rampazzo Bachega | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:16:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:16:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11957 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983288 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho pretende discutir a contextualização dos conteúdos por meio da utilização da História e Filosofia da Ciência com alunos em formação inicial do terceiro ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas O objetivo do trabalho é apontar se existem ou não dificuldades para se contextualizar os conteúdos, utilizando-se da História e Filosofia da Ciência como uma alternativa metodológica para contemplar esta contextualização Contextualização esta, proposta por Machado (25), no sentido que contextualizar o conhecimento no próprio processo de sua produção é criar condições para que o aluno experimente a curiosidade e o encantamento da descoberta e a satisfação de construir seu conhecimento com autonomia Para o desenvolvimento desta proposta optou-se pelo controverso episódio histórico da construção da molécula da dupla-hélice do DNA Os resultados apresentados apontam que a História e Filosofia da Ciência pode ser usada de forma a promover a contextualização dos conteúdos Porém os resultados apontam também que existem importantes cuidados a serem tomados quando desta utilização, em função das dificuldades encontradas nesta abordagem | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present study discusses the contextualization of contents using the History and Philosophy of Science with students in first training of the third year of the Teacher Training course in Biological Sciences The objective of the study was to indicate whether there are difficulties to contextualize contents, using History and Philosophy of Science as an alternative methodology to contemplate this contextualization This contextualization was proposed by Machado (25) in the sense that contextualizing knowledge of the production process itself is to create conditions so that the pupil experiences the curiosity and enchantment of discovery and the satisfaction in constructing his knowledge by himself For the development of this proposal, the controversial historical episode of the construction of the double-stranded DNA molecule was chosen The results presented showed that History and Philosophy of Science can be used to promote contextualization of contents, but they also indicated that great care should be taken with this use, because of the difficulties found | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
| Título: dc.title | As dificuldades da contextualização pela história da ciência no ensino de biologia : o episódio da dupla-hélice do DNA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: