Figurações da morte em "A menina morta" de Cornélio Penna

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Alamir Aquino [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marta Dantas da-
Autor(es): dc.contributorAlves, Lourdes Kaminski-
Autor(es): dc.creatorMartins, Denis Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:16:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:16:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12670-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983282-
Descrição: dc.descriptionResumo: Uma casa de fazenda, opulenta, sóbria e sombria, às margens do Rio Paraíba Vésperas da abolição da escravatura Tempo de febre amarela devastadora Uma menina, carregada de equilíbrio e de paz familiar, morre Mas sua presença permanece, mobilizadora, na complexidade de conflitos: a mãe, presença escondida; o pai, senhor todo-poderoso e distante Irmãos ausentes Oito mulheres, seus desencantos e neuroses A irmã que chega, esperança de reequilíbrio, personalidade complexa e solitária, amplia os espaços conflitivos e culmina por conviver com o declínio da família e da propriedade Essa Dissertação busca interpretar o romance A Menina Morta de Cornélio Penna sobre o viés da morte A morte é uma espécie de artifício literário e, nesse sentido, deve ser estudada como procedimento estético O texto é iniciado com a preparação dos acessórios fundamentais para o enterro da menina, o rito funerário, que começa com a agonia, coincidindo com a fase inicial do luto dos vivos Os primeiros capítulos dessa narrativa fúnebre trazem descrições das frustrações das personagens, desencadeadas pela morte da menina Contudo, a dor e o sentimento de perda lhes são interditados, são fraquezas e, por essa razão, não são permitidas É o luto reprimido, seguido das mudanças dos papéis na família patriarcal, da tristeza, da melancolia, da degradação Aqui, o espaço é de extrema importância para a construção da fábula, a fazenda do Grotão é vista como articulação dos sentimentos dos que ali vivem A chegada da menina mais velha – Carlota – faz com que as outras personagens possam se abrir “às desgraças das outras” Ela passa a ser outra mulher, e o novo poder, que com ela inicia, é marcado pelo medo e pela sensação de ameaça que todos sentem-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: A farmhouse, opulent, sober and somber on the banks of the River Paraíba Eve of the abolition of slavery Times of devastating yellow fever A girl, full of balance and familiar peace, dies But her presence remains, mobilizer, in the complexity of conflicts: the mother, hidden presence; the father, almighty and distant Absent siblings Eight women, their disenchantments and neurosis The sister who arrives, hope of balance restore, solitary and complex personality, broaden the conflictive spaces and culminates in living with the decline of the family and the property This dissertation aims to analyze the Cornelio Penna’s novel “The Dead Girl” on the bias of death Death is a kind of literary device and, accordingly, should be studied as an aesthetic procedure The text starts with the preparation of essential accessories for the girl's burial, the funeral rite, which begins with the agony, coinciding with the initial phase of grief of the living The early chapters of this lugubrious narrative bring descriptions of the characters’ frustrations, triggered by the death of the girl However, the pain and the sense of loss are banned, are weaknesses and, therefore, are not allowed It is the repressed mourning, followed by the changes of roles in the patriarchal family, by the sadness, the melancholy, the degradation Here, space is extremely important for the construction of the fable, the Grotão’s farm is seen as the articulation of the feelings of those who live there The arrival of the older girl – Carlota – makes the other characters may be open "to the misfortunes of others" She becomes another woman, and the new power, which begins with her, is marked by fear and by the sense of threat they all feel-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectFicção brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectMorte na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectDeath in literature-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian fiction-
Palavras-chave: dc.subjectHistory and criticism-
Título: dc.titleFigurações da morte em "A menina morta" de Cornélio Penna-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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