Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Claudete Matilde Webler | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Lúcia da | - |
Autor(es): dc.creator | Chiarotti, João Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14742 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983246 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Apresentamos neste trabalho uma proposta de tratamento para o Conjuntos dos Números Inteiros, um dos conteúdos básicos do sétimo ano do ensino Fundamental Realizamos estudos que discutem os problemas que observamos em relação a este conteúdo, relacionados ao seu ensino e aprendizagem e que corroboram nossas inquietações ao longo de nossa experiência Constata-se a existência de um ilogismo enraizado no tratamento das operações entre números negativos, no qual não segue uma sequência lógico-didática E na história vemos as dificuldades e a insatisfação causada pelas regras de sinais em tempos mais remotos, bem como, o modo pelo qual os matemáticos avançaram ao construírem uma definição para o conjunto dos números inteiros e suas operações Cumprindo nosso objetivo maior, com base no estudo desenvolvido, apresentamos uma proposta de tratamento para os números inteiros, mais especificamente, para as suas operações: adição, subtração, multiplicação e divisão Nossa proposta apresenta um contexto capaz de representar o número inteiro e promover justificativas plausíveis para o resultado obtido ao operar com estes números – por meio de segmentos Com este trabalho esperamos contribuir com o tratamento do conteúdo para estudantes em geral, particularmente, os da Educação Básica | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Here we present a proposal for a treatment for Sets of Integer Numbers, one of the basic content of the seventh year of elementary school We conducted studies that discuss the problems we saw in relation to this content, related to teaching and learning and that support our concerns over our experience Notes the existence of an illogical rooted in the treatment of transactions between negative numbers, which does not follow a logical and didactic sequence And in the history we see the difficulties and dissatisfaction caused by signs of rules in ancient times as well as the way in which mathematicians advanced to build a definition for the set of integers and their operations Fulfilling our ultimate goal, based on the study conducted, we propose a treatment for integers numbers, more specifically, for its operations: addition, subtraction, multiplication and division Our proposal presents a context able to represent the integer numbers and promote plausible explanations for the results obtained when operating with these numbers - through segments With this work we hope to contribute to the treatment of content for students in general, particularly the Basic Education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo das operações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos números | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus of operations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Number theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Números inteiros : uma proposta de tratamento para o ensino fundamental a partir das ideias de Descartes e Hilbert | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: