Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | D’Antino, Maria Eloisa Famá | - |
Autor(es): dc.contributor | Caiado, Katia Regina Moreno | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Michelle Mayara Praxedes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14384 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983227 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho, tem por objetivo analisar como as políticas da educação especial são disseminadas nas publicações da revista Nova Escola Para tanto, selecionamos as publicações da revista de 1997 a 212, que tratavam da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, na escola regular Após a seleção, tabulamos os artigos para iniciar a análise A partir dos preceitos da Análise de Discurso, tendo por base Orlandi (23), nos voltamos para a disseminação do discurso político através do conteúdo textual e imagético das reportagens Para dar suporte à análise, utilizamos os dados oficiais acerca da deficiência no Braisl, bem como das pesquisas já realizadas sobre a temática Os resultados nos mostram que a revista Nova Escola tem feito a disseminação das políticas públicas de educação especial, expressando as mesmas lacunas que encontramos nas políticas inclusivas Essas lacunas, mostram-se numa inclusão que privilegia o estar na escola apenas para interagir, em detrimento da aprendizagem, secundarizando, assim, a ação pedagógica Ao tratar da pessoa com deficiência faz isso, muitas vezes, utilizando-se dos estereótipos relacionados à deficiência como os de vítima e herói A revista dissemina a inclusão como um direito, contudo o direito das pessoas com deficiência não é à inclusão, mas à escolarização propriamente dita | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: We did this work aimed to analise the sowing public policies of especial education within Nova Escola magazine So, we selected some publications between the year of 27 and the year of 212, that dealed with the students especial necessities in regular schools After it, we chard the dads to start the analysis As from the Speech analysis principles, based on Orlandi (23) we back to the sowing of politic speech through the images and textual reports Thus, the results showed us that this magazine has done the sowing of public policies of especial education, expressing the same hole find in inclusive policies This hole shows a inclusion that focus only to go to the school to socialize, forgeting the learning issues, there are an apart in pedagogical action It is common stereotype disabled people as a victim or as a hero This magazine shows the Inclusion as a right, however this is not the right of disable people, their right is the schooling | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy - Social aspects | - |
Título: dc.title | Revista Nova Escola e políticas públicas de educação especial : a disseminação de um discurso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: