Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLuccas, Simone-
Autor(es): dc.contributorPasquini, Regina Célia Guapo-
Autor(es): dc.creatorKirnev, Debora Cristiane Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:15:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:15:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13730-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983226-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa investiga dificuldades relacionadas as formas de demonstrações matemáticas sejam direta, contrapositivas, por redução ao absurdo, por contraexemplo, evidenciadas em registros de graduandos do curso de matemática de uma universidade norte paranaense Entendemos que seja necessário um conteúdo para abordar o tema de pesquisa, deste modo selecionamos os conteúdos conjuntos e funções para elaborar uma proposta de atividades que foi aplicada aos sujeitos participantes dessa investigação Para subsidiar a pesquisa nos apoiamos principalmente nos teóricos Balacheff (1987), em seus estudos sobre provas e demonstrações, e, Dreyfus (1991) acerca do pensamento matemático avançado As análises consistiram em categorizar agrupamentos com resoluções similares e evidenciar as dificuldades explicitadas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research investigates difficulties related forms of mathematical statements are direct, positive against, by reductio ad absurdum, by counterexample, highlighted course graduates records in mathematics from a University North of Paraná We believe that content is required to address the research topic, so we select the content sets and functions to draw up a proposal for activities that was applied to the subjects of this research To subsidise research in support mainly in the theoretical Balacheff (1987) in his studies about proof, and Dreyfus (1991) about the advanced mathematical thinking The analyses consist of categorizing groups with similar resolutions and highlight the difficulties explained-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino (Superior)-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectDemonstrações na educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathemathics-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectSymbolic and mathematical logic-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching (Higher)-
Título: dc.titleDificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.