Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Luccas, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo | - |
Autor(es): dc.creator | Kirnev, Debora Cristiane Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13730 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983226 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa investiga dificuldades relacionadas as formas de demonstrações matemáticas sejam direta, contrapositivas, por redução ao absurdo, por contraexemplo, evidenciadas em registros de graduandos do curso de matemática de uma universidade norte paranaense Entendemos que seja necessário um conteúdo para abordar o tema de pesquisa, deste modo selecionamos os conteúdos conjuntos e funções para elaborar uma proposta de atividades que foi aplicada aos sujeitos participantes dessa investigação Para subsidiar a pesquisa nos apoiamos principalmente nos teóricos Balacheff (1987), em seus estudos sobre provas e demonstrações, e, Dreyfus (1991) acerca do pensamento matemático avançado As análises consistiram em categorizar agrupamentos com resoluções similares e evidenciar as dificuldades explicitadas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research investigates difficulties related forms of mathematical statements are direct, positive against, by reductio ad absurdum, by counterexample, highlighted course graduates records in mathematics from a University North of Paraná We believe that content is required to address the research topic, so we select the content sets and functions to draw up a proposal for activities that was applied to the subjects of this research To subsidise research in support mainly in the theoretical Balacheff (1987) in his studies about proof, and Dreyfus (1991) about the advanced mathematical thinking The analyses consist of categorizing groups with similar resolutions and highlight the difficulties explained | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino (Superior) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Demonstrações na educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathemathics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic and mathematical logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching (Higher) | - |
Título: dc.title | Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: