Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Terezinha Elisabeth da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Alcará, Adriana Rosecler | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Marta Kerr | - |
Autor(es): dc.creator | Pasqualino, Ana Paula Silva Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12565 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983222 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Apresenta o mapeamento da produção científica na área de Ciência da Informação voltada à temática de desinformação e fake news em publicações indexadas na base de dados BRAPCI, no período de 2 a 219 Além de mapear tal produção científica, tem como objetivos específicos identificar e avaliar as vertentes teóricas que caracterizam a abordagem da temática nos artigos científicos que fazem parte do escopo da pesquisa; verificar a abrangência do tema na área da Ciência de Informação e contribuir para uma percepção mais aprofundada do tema, bastante emergente na atualidade e com novas vertentes no contexto da contemporaneidade da sociedade informacional Configura-se em uma pesquisa exploratória e descritiva que utiliza como estratégias de análise a Bibliometria e a Análise de Conteúdo, dentro da proposta de realizar um estudo de abordagem quali-quantitativa, que possa contribuir também para o aprofundamento epistemológico deste tema de pesquisa na área científica e a elucidação de formas de enfrentamento desta prática considerada um problema informacional e comunicacional Como parte dos resultados, foram constatados 49 artigos indexados, com variadas vertentes e crescimento gradativo da quantidade de publicações, o que confirma o aumento de interesse da CI pela temática emergente Reforça-se a importância da CI, da competência informacional e da ética da informação para o enfrentamento da desinformação | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: It presents the mapping of the scientific production in the area of Information Science focused on the theme of disinformation and fake news in publications indexed in the BRAPCI database, from 2 to 219 In addition to mapping such scientific production, some of the specific objectives are identify and evaluate the theoretical aspects that characterize the approach of the subject in the scientific articles that are part of the scope of the research; to verify the comprehensiveness of the topic in the area of Information Science and contribute to a deeper understanding of the theme, which is nowadays very emerging and with new strands in the context of the contemporary society of information It is based on an exploratory and descriptive research that uses as a strategy of analysis the Bibliometrics and the Content Analysis, within the proposal to carry out the study of qualitative-quantitative approach, which can also contribute to the epistemological deepening of this research topic in the scientific area and the elucidation of ways of coping with this practice considered an informational and communicational problem As part of the results, 49 indexed articles were found, with varied aspects and a gradual growth of the quantity of publications, which confirms the increased interest of Information Science for the emerging theme Reinforce the importance of Information Science, information literacy and information ethics to face disinformation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação falsa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | False information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific production | - |
Título: dc.title | Desinformação e fake news : estudo da produção científica na ciência da informação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: