Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Baldini, Loreni Aparecida Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Pamela Emanueli Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Salmazzo, Walmir Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9472 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983220 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho tem-se como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de Matemática no que diz respeito ao conteúdo de Funções na Educação Básica associado à criptografia Este trabalho apresenta o conceito de criptografia inserida em situações como transmissões de dados, mensagens de aplicativos, informações empresariais, o que garante a segurança e o sigilo dessas informações O trabalho aborda também a utilização desse conceito durante a História da humanidade Com este elo a criptografia se apresenta como um conceito motivador e um instrumento de contextualização, fazendo uma relação entre o conteúdo a ser ensinado e situações do cotidiano, em aplicações da Matemática No desenvolvimento deste trabalho foram apresentados formalmente os conceitos matemáticos, com o objetivo de associá-los ao desenrolar da proposta O relato do desenvolvimento da primeira atividade com os alunos permitiu inferir que trabalhos como este promovem o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes no que diz respeito aos conceitos de domínio, imagem, função inversa, imagem inversa dentre outros | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to present a proposal for the teaching of Mathematics with regard to the content of Functions in Basic Education associated with cryptography This paper presents the concept of encryption inserted in situations such as data transmissions, application messages, business information, which guarantees the security and confidentiality of this information The work also addresses the use of this concept during the history of humanity With this link, cryptography presents itself as a tool, a motivating concept and an instrument of contextualization, making a connection between the content to be taught and a daily situation, in applications of Mathematics In the development of this work, the mathematical concepts were formally presented, with the objective of associating them to the development of the proposal The report of the development of the first activity with the students made it possible to infer that works like this promote the students' involvement and learning with regard to the concepts of domain, image, inverse function, inverse image among others | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criptografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cryptography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Uma proposta de atividades para educação básica envolvendo criptografia e funções | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: