Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cristiani Bereta da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cainelli, Marlene Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Márcia Elisa Teté | - |
Autor(es): dc.creator | Candoti, Eliane Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8518 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983202 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O texto que se apresenta está inserido na área de educação e tem como objeto de estudo o Projeto Conhecer Londrina e suas possibilidades educativas no ensino de história local, por meio da realização de trajetos urbanos e rurais envolvendo professores dos Anos Iniciais em formação continuada Para tanto, a pesquisa pautou-se no levantamento e na produção de fontes, as quais contribuíram para a elaboração do histórico do referido projeto, bem como para a metodologia de pesquisa-ação como campo investigativo dele, apresentando-se como prática associada aos estudos da cidade e aos conhecimentos constituídos e materializados nos espaços e nas relações As fontes produzidas e pesquisadas durante o curso de formação continuada “Ensino e Metodologia de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, em 217, estabeleceram-se a partir das experiências de um grupo de setenta professores, responsáveis pelo trabalho com os conteúdos de História e Geografia nas turmas de 1º ao 5º ano em unidades escolares da rede municipal de ensino A fim de consubstanciar o objeto, Benjamin (1987) e Burke (1992) dialogam sobre relações constituídas entre objeto e pesquisador na construção do conhecimento ao experienciar a cidade, já Rüsen (21) e Schmidt (27) discorrem sobre a formação da consciência, do pensamento e das narrativas históricas elaboradas por aqueles que vivenciam espaços e saberes capazes de articular história local em temporalidades distintas Do mesmo modo, as possibilidades educativas da cidade foram referenciadas pelas perspectivas de Pesavento (27) e de Alderoqui (23; 212) no processo de análise das falas dos professores sobre a cidade como espaço de pluralidades, de múltiplas aprendizagens e de constantes modificações Ademais, a cidade é experienciada e redescoberta por meio de diversos recortes espaciais e históricos, os quais reverberam no ensino de História e nas relações estabelecidas entre o lugar e seus sujeitos Observa-se, no decorrer da pesquisa, o avanço dos professores em sala de aula quanto aos conhecimentos sobre a cidade e às problematizações dela, evidenciando aspectos identitários e de segregação presentes em Londrina, ausentes de muitas discussões e narrativas relacionadas à sua trajetória | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This text takes part in the Education area, focusing the Project “To Know Londrina” and it’s educational possibilities in History teaching as its study object, through urban and rural routes, explored by teachers from primary levels in continuing education of municipal teachers Therefore, the research is guided by data collection and sources production that contributed to the historical elaboration of the project, as well as in the research-action methodology to investigate it as a practice associated with the studies of Londrina city and historical knowledge built and materialized in the spaces and relations The sources produced and investigated in the continuing education course “Methodology of History and Geography Teaching in the initial grades of Elementary Education” in 217, were established through the experiences of a group of seventy teachers responsible for the work with History and Geography contents in the classroom from first until fifth grade; in the municipal schools Taking this into consideration, Benjamin (1987) and Burke (1992) dialogue about the relations developed between the object study and the researcher in knowledge development process during the experiences lived in Londrina city, while Rüsen (21) and Schmidt (27) brings the process of conscious development, thoughts and historical narratives construction, during the experiences in the spaces and through the knowledge that is related to different temporalities In the same way, the educational possibilities of the city were referenced by Pesavento (27), and Alderoqui (23; 212) in the process of teacher discourse analyses about the city, having on mind the plurality of the spaces, the multiple learnings and the constant transformation, experienced and (re)discovered in historical and spacial instances that are reflected in History teaching and on the relations established between the place and the citizens It is possible to observe, during the research, the improvements on teacher knowledge acquisition about the city, as well as in the reflection about it in the classroom, related to identity and segregation aspects in Londrina city, which are nor present in many discussions and narratives related to its history | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidades e vilas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | History - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cities and towns | - |
Título: dc.title | Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: