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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Kaseker, Mônica Panis | - |
Autor(es): dc.contributor | Moresco, Marcielly Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Buzalaf, Márcia Neme | - |
Autor(es): dc.creator | Tomaelli, Ana Clara dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983172 | - |
Descrição: dc.description | Embora o primeiro documento que registre o contato intercultural entre não indígenas e indígenas que habitavam estas terras quando os colonizadores as invadiram tenha sido redigido há mais de 500 anos, os povos originários continuam sendo representados pelos não indígenas de forma estereotipada nas mais variadas mídias. Levando isso em conta, o presente trabalho tem como objetivo analisar a presença de estereótipos e subalternizações na representação dos sujeitos indígenas na esfera do humor audiovisual brasileiro, a fim de verificar se houve mudanças na forma de retratá-los, passando pelo conceito de racismo recreativo (Moreira, 2019), que tem encontrado eco no movimento negro, mas pode ser aplicado também com relação aos povos originários. Para tal, foi realizada uma análise fílmica de seis esquetes que representavam personagens indígenas, os quais foram veiculados no período entre 1990 e 2020. Aliado a isso e visando propiciar a realização de uma pesquisa colaborativa não extrativista, foi feita uma roda de conversa com os estudantes do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da UEL. Pautando-se na decolonialidade da comunicação e privilegiando a memória oral, esses estudantes puderam assistir a essas peças e compartilhar suas percepções e seus incômodos acerca delas. Observou-se que, ainda que tenha sido percebida uma atualização no discurso proferido pelas personagens nos esquetes mais recentes, a representação visual segue sendo repleta de estereótipos que remetem aos indígenas de 1500. Constatou-se também que, nos últimos anos, os próprios indígenas passaram a produzir humor audiovisual: por meio da subversão, têm se tornado agentes de piadas que, até então, os utilizavam como alvos. | - |
Descrição: dc.description | Although the first document about the intercultural contact between non-indigenous people and the indigenous people who inhabited these lands when the colonizers invaded them was written more than 500 years ago, the native peoples from Brazil continue to be represented by non-indigenous people in a stereotyped way in the most varied media. With this in mind, this paper aims to analyse the presence of stereotypes and subordination in the representation of indigenous subjects in Brazilian audiovisual humour, in order to see if there have been changes in the way they are portrayed, using the concept of recreational racism (Moreira, 2019), which has been echoed by the black movement, but can also be applied to indigenous peoples. To this end, six sketches depicting indigenous characters, which were broadcasted between 1990 and 2020, have been analyzed. In addition to this, and with the aim of encouraging collaborative, non-extractive research, a round of conversation was held with students from the Intercultural Cycle of Academic Initiation for Indigenous Students at UEL. Based on the decoloniality of communication and favoring oral memory, these students were able to watch these plays and share their perceptions and discomforts about them. It was observed that, although the discourse uttered by the characters in the most recent sketches has been updated, the visual representation is still full of stereotypes that refer to the indigenous people of the 1500s. It was also noted that, in recent years, the indigenous themselves have started to produce audiovisual humor: through subversion, they have become the agents of jokes that, until then, used them as targets. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humor audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual humor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stereotypes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indigenous people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Records | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indian students | - |
Título: dc.title | Estereótipos e subalternizações na representação de sujeitos indígenas nas produções audiovisuais humorísticas brasileiras | - |
Título: dc.title | Stereotypes and subalternization in the representation of indigenous subjects in Brazilian humorous audiovisual productions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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