Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cézar, Adelaide Caramuru | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodriguez, Benito Matinez | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Adriana Giarola Ferraz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10999 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983150 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Entre os dias e os anos: leitura de crônicas de Rachel de Queiroz é um estudo em que se contempla a crônica, sua capacidade de ser um gênero do cotidiano e a questão da velhice diante dessa cotidianidade Dentro de uma perspectiva mais específica, trata-se de uma abordagem de algumas crônicas da autora Rachel de Queiroz imbuídas das circunstâncias da contemporaneidade e, nesse contexto, a presença das pessoas idosas A intenção do trabalho é a de explorar todas as condições de a crônica ser um gênero totalmente incorporado à vida diária, portanto, capaz de captar os acontecimentos mais prosaicos decorrentes da modernidade A escolha do tema deve-se ao fato da existência, ainda, de poucos estudos realizados acerca do gênero em questão, bem como a respeito das ações que incidem sobre a terceira idade Mais que uma proposta de pesquisa, trata-se de uma busca de subsídios para o conhecimento das questões inerentes à problematização do gênero e, também, da senilidade Pretende-se, com esta Dissertação , demonstrar que, além da questão do gênero, o que define a arte literária é, também, a capacidade de criação, o engajamento social e a forma de expressão em que esta se consolida | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Between the days and the years: a reading of the chronicles of Rachel de Queiroz is a study in which chronicle is contemplated, its capacity of being a genre of the quotidian and the question of oldness in this quotidianity In a more specific perspective, this is an approach of some chronicles by Rachel de Queiroz impregnated with circumstances of contemporaneity and, in this context, the presence of elderly people This study aims at exploring all the conditions that make chronicle a genre totally incorporated into daily life, therefore, capable of catching the most prosaic events of the modernity The choice of this theme lies in the lack of studies about this genre and also in the actions that reflect on the third age More than a proposal of research, this is an investigation of the subsidies for the knowledge of the questions inherent in the problematization of the genre and, as well, the senility In this study, we intend to demonstrate that, beyond the question of the genre, what defines literary art is also the capacity of creation, the social commitment and the form of expression in which it consolidates itself | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idosos na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crônicas brasileiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aged in literature | - |
Título: dc.title | Entre os dias e os anos : leitura de crônicas de Rachel de Queiroz | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: