Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertero, José Flávio [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Felipe Luís Gomes e | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ariovaldo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Fabio Mansano de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8932 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983144 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O nosso estudo se insere na investigação das relações capitalistas de produção, tendo como objeto de pesquisa a análise do processo de trabalho dos professores do Ensino Médio das escolas privadas; não é nossa intenção descrever os passos e as vicissitudes do ensino brasileiro, muito menos as reformas pedagógicas realizadas nos últimos anos, mas sim estudar o processo produtivo desses profissionais, que a nosso ver são assalariados como qualquer outro trabalhador produtivo Com o intuito de valorizar-se, o capital vai adentrando esferas da produção as mais variadas, em âmbito nacional e internacional; amparado pelas transformações da base técnica nos processos produtivos, o capital busca extrair a maior taxa de mais-valia possível, graças ao emprego sistemático de tecnologia, relegando dessa forma o trabalhador a um segundo plano no seio da produção É neste contexto que inserimos a escola privada, o terreno prático de nossa empreitada; constatamos que, pelo menos nos últimos vinte anos houve um acréscimo significativo de instituições dessa categoria, propiciando aos seus alunos os mais diversos tipos de aprendizado, e fundamentalmente engendrando uma organização específica de trabalho dos professores A nossa preocupação é exatamente captar como essa dinâmica capitalista interfere e desqualifica tal trabalho | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study investigates the capitalist production relations, and the object of our research is the analysis of private High-School teachers' working processes It is not our intention to describe the steps nor the ups-and-downs of Brazilian educational system; not even the pedagogical reformations that have been done in the last years; yet, we study the productive process of those professionals, who according to our understanding, are proletarian as well as any other productive worker Aiming at raising its own value, the capital extends its action to the most varied production areas, at national and international levels Supported by tech-based improvements on production process, the capital tries to get the highest possible plus-value rate; thanks to the use of systematic technology, leaving the worker a second-place role within the production That is the context in which we place private schools, the practical aspect of our undertaking, where we noticed that throughout the last twenty years, there has been a significant increase in the number of such institutions, offering their students the most diverse types of learning and producing a specific working routine from their related teachers Our concern is catching exactly how this capitalist dynamics interferes and disqualifies the referred job | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | A Desqualificação profissional na educação : um estudo do trabalho dos professores do ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: