Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Isaac Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Palma, José Augusto Victória | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Carlo Alessandro Galdino Cruz e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983139 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação apresenta uma pesquisa acerca do Ensino de Arte no Ensino Médio, cujo enfoque é a construção de poéticas visuais, abordando preferencialmente a leitura de obra de arte dentro da história da arte, a cultura e a educação estética, imbricados, com vistas ao desvelar do sensível no contexto escolar O problema delineado implica a tecitura de subsídios para uma estratégia de ensino no âmbito da história da arte no ensino médio, articulada mediante a prática pedagógica do autor e o diálogo com obras que se voltam para as múltiplas linguagens e leitura de mundo Concentra-se nas variantes que permitem o ensino e aprendizagem da arte e visa provocar atitudes reflexivas ao apresentar-se como pesquisa, busca e construção do conhecimento sustentado na experiência para poetizar e fruir arte na interculturalidade, que margeia o cotidiano escolar, enfatizando o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido A metodologia consiste na recuperação de dados do trabalho do autor voltado ao ensino de arte em um período de quinze anos, permeada por leituras que privilegiam padrões estéticos de obras, movimentos e períodos históricos, entrelaçados, em busca de criar no estudante a capacidade de leitura estética em seu cotidiano Propõe o diálogo educação e arte ao conceber a leitura da obra como processo de compreensão do mundo, desmistificando o entendimento da arte como luxo, adereço ou disciplina não-séria no currículo escolar da educação básica, mais especificamente o ensino de história da arte no Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós- Graduação em Educação 29 | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper presents a research on Arts teaching in High School, whose focus is the construction of visual poetics, addressing primarily the interweaved reading of the work of art inside Art History, the culture and the aesthetics education, aiming at waking the sensitivity in the school context The issue outlined here implicates the creation of aids for a teaching strategy of Art History in High School, thought about in face of the pedagogical practice of the author and the dialogue with works that turn to the multiple languages and perceptions of the world It focus on the variables that allow for the teaching and learning of Art History and aims at provoking reflexive atitudes by presenting itself as research, search and construction of knowledge based on experience to poetize and enjoy art in interculturality, which scouts the school daily life, emphasizing the poetic process and the personal dimensions, and not only the aesthetic outcome obtained The methodology consists of recovering data from the author’s experience with the teaching of Arts over a fifteen-year period, permeated by readings that focus the works' aesthetical standards, movements, and historical periods, interweaved, in the quest of spawning in the students aesthetic reading abilities in their daily lives The education-art dialogue is proposed by conceiving the reading of the work of art as a process of understanding the world, demistifying the understanding of art as luxury, ornament or a non-serious subject in the basic education syllabus, more specifically the teaching of Art History in High School | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leituras e linguagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artistic readings and languages | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Título: dc.title | História da arte- linguagem & poética : um olhar voltado ao ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: