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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Glaís Sales | - |
Autor(es): dc.contributor | Furlan, Claudia Jotto Kawachi | - |
Autor(es): dc.contributor | Cristóvão, Vera Lúcia Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Glaís Sales [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Magiolo, Gabrielli Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9997 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983135 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A crescente oferta de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental (EF), mesmo esta sendo obrigatória somente a partir do 6º ano, nos impele a pensar em como sua implementação no contexto público tem ocorrido, pois, via de regra, os sentidos utilitaristas acabam sendo mais propagados do que os formativos (TANACA, 217; MAGIOLO, 219) Este tipo de formação colabora para a manutenção das desigualdades sociais, visto que no setor privado o ensino de línguas já está consolidado (ROCHA, 21) Na tentativa de buscar e testar possibilidades pedagógicas, visto que não há diretrizes oficiais para este segmento de ensino, estabeleceu-se o objetivo geral de investigar as contribuições que o gênero história infantil (HI) (TONELLI, 25) didatizado no procedimento sequência didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) podem oferecer à Educação Linguística na Infância (ELI) e à promoção de uma Educação para a Justiça Social (EJS) (ADAMS; BELL; GRIFFIN, 27) Para tanto, elaborou-se uma proposta de ensino de língua inglesa a partir do gênero HI organizado em torno de uma SD A ela foram incorporados o princípio de abertura/sensibilização às línguas (TONELLI; CORDEIRO, 215), o conceito de literatura emancipatória (ZILBERMAN, 23; ZILBERMAN; MAGALHÃES, 1982) e o sistema narrativa-personagens (CORDEIRO; DAGHÉ, 22) A SD foi pilotada em uma turma de primeiro ano do EF e dez produções finais foram coletadas e analisadas A partir delas, foi possível evidenciar que o conteúdo temático relacionado à EJS, bem como a utilização do sistema narrativa-personagens foram fundamentais para o desenvolvimento das capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) dos alunos ao mesmo tempo em que estimularam o debate sobre a diversidade e a problematização de pré-construídos coletivos Contudo, as análises mostraram que as capacidades linguístico-discursivas não foram suficientemente desenvolvidas apontando para a necessidade de adequar alguns elementos da SD para atender às demandas do contexto de pesquisa: crianças de 6 e 7 anos em processo de apropriação tanto de sua língua primeira quanto da língua adicional Por isso, tais inadequações também foram analisadas para propor adaptações e apresentar uma SD adaptada incluindo e considerando as particularidades do contexto em questão Concluímos que a proposta final, depois de implementadas as adequações, pode ser uma possibilidade metodológica pensada, testada, avaliada e readequada para professores de línguas para crianças que buscam promover o que estamos chamando de educação linguística em língua inglesa na infância | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The growing offer of English language teaching starting at the early years of elementary school (ES), even though only mandatory from the sixth year onwards, makes us think about the way its implementation in the public school environment has occurred, since, as a general rule, the utilitarian views of teaching ended up being more disseminated than the formative ones (TANACA, 217; MAGIOLO, 219) This kind of education contributes to the maintenance of social inequalities, as language teaching in private school environments is already a consolidated practice (ROCHA, 21) In an attempt to seek and test pedagogical possibilities, as there are no official guidelines for this segment of education, it has been established as the general objective of this investigation the possible contributions that the children’s story (CS) genre (TONELLI, 25) turned didactic through the didactic sequence procedure (DS) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) might offer to Linguistic Education in the Early Years (LEEY) and towards the promotion of an Education for Social Justice (ESJ) (ADAMS; BELL; GRIFFIN, 27) Therefore, a proposal for English language teaching was elaborated from the CS genre, organized around a DS It incorporated the principle of openness/awareness-raising to languages (TONELLI; CORDEIRO, 215), the concept of emancipatory literature (ZILBERMAN, 23; ZILBERMAN; MAGALHÃES, 1982) and the narrative-character system (CORDEIRO; DAGHÉ, 22) The DS was first tested in a first-year ES class and ten final productions were collected and analyzed From that data, it became evident that the thematic content related to ESJ, as well as the utilization of the narrative-character system were crucial to the development of language capacities (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) in the students whilst stimulating the debate regarding diversity and the discussion of pre-constructed collectives However, the analysis showed that the linguistic-discursive capacities were not sufficiently developed, which shows the need to adapt some elements of the DS in order to meet the demands of the research context: 6 and 7 year old children in the process of appropriating both their first language and the additional one Such gaps were also analyzed and adaptations were suggested both for the elaborated and implemented DS, as well as for the device itself, considering the uniqueness of the context We have concluded that the elaborated DS, after being adjusted, may be a methodological possibility designed and tested for language teachers who seek to promote what we call linguistic education in English during childhood | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textual genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social justice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Título: dc.title | Sequência didática do gênero história infantil : educação linguística em língua inglesa na infância e sensibilização às diferenças | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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