Emergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Francismara Neves de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorToscano, Carlos-
Autor(es): dc.contributorDell’Agli, Betânia Alves Veiga-
Autor(es): dc.creatorLopes, Claudia Ferrareto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:15:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:15:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983112-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa realizada tratou de temática de pertinência recente – o estudo da segunda língua na escola regular– considerando o fato de que a disciplina de língua estrangeira no Ensino Fundamental II tornou-se obrigatória apenas a partir da LDB/96 O objetivo da presente pesquisa é analisar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais relacionados à aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma, por meio de oficinas de jogos, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual, no município de Londrina A base deste estudo é a teoria Piagetiana e a abordagem de Krashen, na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, sob uma perspectiva qualitativa Duas questões norteadoras se interpõem: qual o papel das oficinas com jogos para a aprendizagem da língua inglesa como segundo idioma? De que maneira os processos cognitivos, sociais e afetivos se apresentam nas oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês? Para atingir os objetivos propostos, foram realizadas oficinas com jogos nos quais o conteúdo da língua inglesa foi trabalhado As oficinas possibilitaram a observação e a análise de aspectos sociais, cognitivos e afetivos envolvidos na aprendizagem da segunda língua A vivência de uma nova relação com a língua inglesa pautada em seu aspecto comunicativo ofereceu aos alunos, no contexto dos jogos, oportunidade do estabelecimento da relação palavra-significado por via distinta da tradução Reflexões decorrentes indicaram a importância de priorizar a fluência e a relação de aplicabilidade da língua na comunicação, para além do ensino gramatical e tradução dos termos para a língua materna-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The research held concerns a recently pertinent theme – the study of a second language in regular schools – considering the fact that the foreign language as a school subject became mandatory only after LDB/96The goal of this research is to analyze the cognitive, affective and social aspects related to learning English as a second language, by means of games workshops with students of the 6th grade of elementary school from a state school in Londrina The basis of this paper is the Piagetian theory and Krashen’s approach, in the modality of descriptive-interpretative study in a qualitative perspective Two guiding questions interpose: what is the role of games workshops for learning English as a second language? In what way the cognitive, affective and social processes are held in the games workshops for learning English? To meet the proposed goals, games workshops were accomplished with games containing the subjects studied in English classes The games workshops enabled the observation and analysis of the cognitive, affective and social aspects involved on learning a second languageThe experience of a new relationship with the foreign language based on its communicative aspect offered the students, in the games workshops context, the opportunity to establish a relation word-meaning by any means except translation Arising reflections indicates the importance of prioritize the fluency and applicability of the language in communication, beyond the grammatical teaching and translation of the terms in the mother tongue-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição da segunda linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectAspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleEmergência de aspectos cognitivos, afetivos e sociais em oficinas de jogos para a aprendizagem do inglês-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.