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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Eduardo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal | - |
Autor(es): dc.contributor | Banaco, Roberto Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalheiro, Mayara Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14346 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983105 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O comportamento governado por regras, eventualmente, produz um desempenho conhecido na bibliografia especializada como “insensibilidade comportamental”, que se refere à manutenção do padrão comportamental anteriormente reforçado frente à mudança nas contingências O objetivo do presente estudo foi investigar a sensibilidade do comportamento às mudanças quando a instrução foi alterada e o programa de reforço em vigor permaneceu o mesmo versus quando o programa de reforço foi alterado e a instrução permaneceu a mesma Participaram do estudo 15 estudantes universitários que realizaram a tarefa experimental de pressionar um botão e ganhar pontos que apareciam na tela de um computador Os participantes foram expostos a um programa de reforço em FI na presença de uma instrução discrepante (ie, “pressione o botão rapidamente”) após: (a) história de responder em FR na presença de uma instrução correspondente (ie, “pressione o botão rapidamente”); (b) história de responder em FI na presença de uma instrução correspondente (ie, “pressione o botão lentamente”) ou (c) sem história experimental No Grupo 1, descrito no Item a, a contingência foi alterada e a instrução permaneceu a mesma nas duas fases do estudo; no Grupo 2, descrito no Item b, a instrução foi alterada e a contingência constante em ambas as fases No Grupo 3, descrito no Item c, os participantes responderam em FI na presença de uma instrução discrepante Cada fase foi composta de oito sessões, que foram encerradas quando o participante obtinha 1 pontos Os resultados indicaram que quatro de cinco participantes do Grupo 1 iniciaram a Fase 2 respondendo em altas taxas de respostas, mas com a exposição continuada ao FI deixaram de seguir a instrução discrepante e passaram a responder em baixas taxas de respostas No Grupo 2, três participantes mantiveram baixas taxas de respostas inicialmente e, ao final, três responderam em taxa de respostas relativamente mais altas No Grupo 3, três dos cinco participantes iniciaram em taxas relativamente mais altas e diminuíram as taxas de respostas ao longo da exposição ao FI com instrução discrepante Os resultados da presente pesquisa sugerem que situações em que ocorrem mudança nas contingências de reforço e manutenção da instrução (Grupo 1) aumentam a probabilidade de um desempenho que pode ser considerado insensível às contingências programadas – quando comparadas a situações em que a instrução é alterada, mas não as contingências (Grupo 2) Todavia, esse efeito foi transitório Com a exposição continuada às contingências, o abandono da instrução discrepante é mais provável em situações em que as contingências foram alteradas (Grupo 1) em vez das instruções (Grupo 2) | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The rule-governed behavior, occasionally, produces a performance known in the specialized literature as "behavioral insensitivity", which refers to the maintenance of previously enforced behavioral pattern before the change in the contingencies The objective of the present study was to investigate the sensitivity of behavior to changes when instructions were altered and the existing reinforcement program remained the same, in oppose to when the program was changed and the instructions remained the same There were fifteen college students participating on the study who performed the experimental task of pressing a button and gaining points that would appear on a computer screen Participants were exposed to a reinforcement program of FI (Fixed Interval) in the presence of a discrepant instruction (ie, "quickly, press the button") after: (a) FR (Fixed Ratio) answering story in the presence of a corresponding instruction (ie, "quickly, press the button"); (b) FI answering story in the presence of a corresponding instruction (ie, "slowly, press the button"); or (c) no experimental story In Group 1, described in item a, contingency was altered and the instruction remained the same in both phases of the study; In Group 2, described in item b, instruction has been altered and the contingency remained the same in both phases; In Group 3, described in item c, participants responded in FI in the presence of a discrepant instruction Each phase consisted of eight sessions, which were ended when the participant got 1 points The results indicated that four out of five participants in Group 1 began Phase 2 responding at high response rates, but with continued exposure to the FI did not follow the discrepant instructions and began to respond in low response rates In Group 2, three participants maintained initial low responses rates and, at the end, three responded in relatively higher responses rate In Group 3, three of the five participants started in relatively higher rates and decreased response rates over exposure to FI with discrepant instructions The results for the present research suggest that: situations where the contingencies of reinforcement and maintenance instruction were altered (Group 1) enhance the probability of a performance that can be considered insensitive to the programmed contingencies – compared to situations where the instruction is altered, in oppose to the contingencies (group 2) However, this effect was transient With continued exposure to the contingencies, the abandonment of the discrepant instruction is more likely in situations where contingencies were altered (Group 1) instead of the instructions (Group 2) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insensibilidade comportamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforço (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Change (Psychology) | - |
Título: dc.title | O efeito da manipulação das instruções e do programa de reforço em vigor sobre a mudança comportamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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