
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ortenzi, Altibano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lantelme, Elvira Maria Vieira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mori, Luci Mercedes De | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Débora de Gois | - |
| Autor(es): dc.contributor | Medeiros Filho, Dante Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fazinga, Wanessa Roberta | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucena, Arthur Felipe Echs | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17893 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983092 | - |
| Descrição: dc.description | O ensino de gestão de perdas não-físicas presentes em canteiros de obras enfrenta desafios emergentes no contexto da educação em engenharia. Tecnologias como as contidas no espectro da realidade estendida se mostram como uma alternativa promissora para contribuir com esse tema, mas a literatura carece de diretrizes mais claras sobre como devem ser desenvolvidas ferramentas com essas tecnologias para contribuir nesse contexto. Nesse sentido, o presente estudo objetivou discutir as características desejáveis para o desenvolvimento de inovações que contribuam para a capacitação de estudantes de engenharia civil em relação à identificação e gestão de perdas não-físicas em canteiros de obras da construção civil, por meio do uso de recursos tecnológicos de Realidade Estendida. Para isso, a pesquisa foi estruturada como uma Design Science Research. O problema foi investigado por meio de entrevistas com o público-alvo. Em seguida, desenvolveu-se o GerenciObras, uma ferramenta de capacitação, que foi submetida à avaliação do público-alvo. No experimento realizado, não foram identificadas evidências de que a ferramenta desenvolvida, juntamente com seu método intrínseco de desenvolvimento, tenha promovido a aquisição ou retenção de conhecimento além do que seria obtido em aulas teóricas convencionais. No entanto, observou-se que ainda assim a ferramenta recebeu avaliações positivas e foi recomendada pelos alunos participantes para ser utilizada no contexto educacional. Indica-se, assim, que tais ferramentas contribuem para transformar o processo de ensino-aprendizado em um momento mais prazeroso e motivador aos alunos. Os resultados obtidos se limitam às características da ferramenta desenvolvida e contexto do experimento realizado, recomendando-se que novos estudos semelhantes sejam feitos para que seus resultados sejam comparados com os achados deste trabalho. | - |
| Descrição: dc.description | The teaching of non-physical loss management in construction sites faces emerging challenges in the context of engineering education. Technologies such as those within the spectrum of extended reality appear as a promising alternative to contribute to this subject. Still, the literature lacks clearer guidelines on how tools with these technologies should be developed to contribute to this context. In this sense, the present study aimed to discuss the desirable characteristics for the development of innovations that contribute to the training of civil engineering students in identifying and managing non-physical losses in construction sites, using Extended Reality technological resources. For this purpose, the research was structured as Design Science Research, so the problem was investigated through interviews with the target audience. Subsequently, GerenciObras was developed, a training tool in this context, which was submitted for evaluation by the target audience. In the conducted experiment, no evidence was found that the developed tool, along with its intrinsic development method, promoted the acquisition or retention of knowledge beyond what would be obtained in conventional theoretical classes during the experiments. However, it was observed that the tool still received positive reviews and was recommended by participating students for use in the educational context. Therefore, it is indicated that such tools contribute to transforming the teaching-learning process into a more pleasurable and motivated moment for students. The obtained results are limited to the characteristics of the developed tool and the context of the conducted experiment, and it is recommended that new similar studies be conducted so that their results can be compared with the findings of this work. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CTU - Departamento de Construção Civil | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção enxuta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharias - Engenharia Civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharias - Engenharia Civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lean construction | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Civil construction | - |
| Título: dc.title | Realidade Estendida na construção civil: método para capacitação de estudantes de engenharia civil no gerenciamento de perdas não-físicas no canteiro de obras | - |
| Título: dc.title | Extended Reality in civil construction: method for training civil engineering graduates in non-physical wastes management at the construction site | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: