Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Selvatici, Monica [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pozzer, Katia Maria Paim | - |
Autor(es): dc.contributor | André, Richard Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Leonardo Candido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11362 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983038 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho se propõe analisar os hititas através da perspectiva étnica que existiu na Anatólia do período do Bronze tardio Partimos de um denominador comum que foi a cultura mesopotâmica que se expandiu em múltiplas regiões do Oriente Próximo, e atingiu seu ápice na Anatólia com as colônias assírias A partir dessa ideia, colocamos os hititas no eixo cultural da Mesopotâmia, já que foram influenciados por muitas das características desse mundo, mas com um desenvolvimento particular, no qual outros povos tiveram um papel de igual importância Para entender a história dos hititas, ou mais precisamente a terra ou reino de Hatti, contextualizamos outras culturas que fizeram parte de sua história Todo este conjunto étnico-cultural deve ser considerado para o exame da etnicidade em Hatti Baseamo-nos na premissa de que as identidades são fluidas e móveis, e os hititas tiveram muita habilidade em compor seu reino com tantas culturas em todas as instâncias de sua sociedade O termo ‘terra de Hatti’ se torna mais apropriado, já que os hititas eram parte da enorme variedade cultural existente ali, juntamente com os luvitas, palaicos, hattians e hurritas Todas essas influências são analisadas em conjunto, como uma parte crucial da História da Anatólia da segunda metade do segundo milênio aC | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This present thesis aims to analyze the Hittites through the ethnic perspective that existed in late Bronze Age Anatolia We start from the common denominator that was the Mesopotamic culture which extended in multiple areas of Ancient Near East and reached its peak in Anatolia with Assyrians colonies From this idea, we put the Hittites within the Mesopotamian cultural hub, since they were influenced by many characteristics of that world, but with a particular self-development, in which other societies had a crucial role In order to understand the Hittite kingdom or, more precisely, the land or kingdom of Hatti, we contextualize other cultures that were part of its history, without considering them just an appendix to that society We focus on the whole ethnic-cultural mélange in order to understand ethnicity in Hatti, based on the premise that ethnicity is fluid and mobile and on the fact that Hittites had the great ability to build a kingdom in which there were many different cultures The term ‘Land of Hatti’ leads to a better way of understanding what was that society, since the Hittites were part of a great cultural variety along with luwians, palaics, hattians and hurrians All those influences are analyzed jointly, as an important part of Anatolian history in the second half of the second millennium BCE | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hititas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hittites | - |
Palavras-chave: dc.subject | Middle East | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnicity | - |
Título: dc.title | Pluralidade étnica em Hatti : a etnicidade entre os hititas no quadro do antigo Oriente Próximo (1650-1200 A.C.) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: