Vendo o gol : a semiologia da narração esportiva no rádio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorContani, Miguel Luiz-
Autor(es): dc.contributorMiani, Rozinaldo Antonio-
Autor(es): dc.contributorDias, Emerson dos Santos-
Autor(es): dc.creatorLima, Carlos Guilherme Caldeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:15:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:15:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18224-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983030-
Descrição: dc.descriptionA linguagem radiofônica é de emoção, ao mesmo tempo em que também necessita ser descritiva, sobretudo nas transmissões de partidas de futebol. A linguagem visual precisa ser adotada e convertida em fala, a fim de realizar aquilo que o futebol no rádio mais requer: informar e emocionar. Com análise de quatro narrações de gol pela Rádio Paiquerê 91.7 FM de Londrina-PR (uma de cada um dos narradores da emissora), nos jogos do Londrina Esporte Clube, o trabalho visa avaliar o grau em que emoção e descrição estão em equilíbrio, e aptas oferecer uma informação mais detalhada e que facilite o entendimento do ouvinte, sobretudo permitir que visualize o que está ouvindo. A fundamentação teórico-metodológica está amparada nas conceituações da semiologia de Roland Barthes, com ênfase na linguagem fotográfica, para aferir e mensurar o nível de possibilidade de compreensão por parte do torcedor/ouvinte/receptor da mensagem, e lançar luz sobre o processo de produção de sentido nessa modalidade de linguagem midiática. Trata-se de conhecer, de um ponto de vista semiológico, o que a narração radiofônica de uma partida de futebol, ensina como peça de comunicação, tendo por base a experiência de quem hoje incorpora uma tradição deixada pelos brilhantes locutores de outras épocas. Os jogos analisados ocorreram no Estádio do Café, sede das partidas do Londrina Esporte Clube, e isso amplia a carga emocional para o narrador, com a presença de público na praça esportiva. Em virtude da pandemia mundial da covid-19, o recorte foi de eventos do período pré-pandêmico. Os resultados permitem afirmar que os profissionais buscaram escolher palavras adequadas para “desenhar” a jogada e oferecer elementos para que o ouvinte montasse mentalmente o gol. Foram encontradas palavras que ajudaram a trazer uma carga emocional ao que foi contado, com pormenores técnicos, em busca de equilíbrio entre descrição e emoção, a fim de que o torcedor que não acompanhou o lance do gol no instante em que ele foi marcado, tivesse a possibilidade de compreender como foi conquistado o tento.-
Descrição: dc.descriptionThe language of radio is emotional, at the same time it needs to be descriptive, especially when broadcasting football matches. The visual language must be adopted and changed into speech to produce what soccer is best suited to do on the radio: inform and excite. Through the analysis of four goal announcements by Rádio Paiquerê 91.7 FM of Londrina-PR (one by each of the station's announcers), in Londrina Esporte Clube matches, the work aims to evaluate the degree to which emotion and description are in balance and able to provide more detailed information that facilitates the listener's understanding, especially allowing them to visualize what they are hearing. The theoretical-methodological basis is supported by the conceptualizations of Roland Barthes' semiology, with an emphasis on photographic language, to assess and measure the level of possibility of understanding on the part of the fan/listener/receiver of the message, and to explain the production of meaning in this type of media language. It is a matter of knowing, from a semiological point of view, what the radio narration of a football match teaches as a piece of communication, based on the experience of those who today take up a tradition left by brilliant announcers of other times. The games studied took place in the Estádio do Café, home of the Londrina Esporte Clube matches, and this increases the emotional charge for the narrator, with the presence of the public in the sports square. Due to the global Covid-19 pandemic, the focus was on events from the pre-pandemic period. The results allow us to affirm that the professionals tried to choose appropriate words to "draw" the game and offer elements for the listener to mentally assemble the goal. Words were found that helped to bring an emotional charge to what was told, with technical details, in search of a balance between description and emotion, so that the fan who did not follow the goal at the moment it was scored, had the possibility of understanding how the goal was won.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Comunicação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem radiofônica-
Palavras-chave: dc.subjectEmoção-
Palavras-chave: dc.subjectDescrição-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de sentido-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectRádio - Estações - Londrina-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol - Jogos-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem visual-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem fotográfica-
Palavras-chave: dc.subjectNarração radiofônica-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Sociais Aplicadas - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectRadio language-
Palavras-chave: dc.subjectEmotion-
Palavras-chave: dc.subjectDescription-
Palavras-chave: dc.subjectProduction of meaning-
Palavras-chave: dc.subjectSports journalism-
Palavras-chave: dc.subjectRadio - Stations - Londrina-
Palavras-chave: dc.subjectSoccer - Matches-
Palavras-chave: dc.subjectVisual language-
Palavras-chave: dc.subjectPhotographic language-
Palavras-chave: dc.subjectRadio narration-
Título: dc.titleVendo o gol : a semiologia da narração esportiva no rádio-
Título: dc.titleViewing the goal : semiology in the narration of football on the radio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.