Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Irene de Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansano, Sonia Regina Vargas | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes-Lima, Larissa Chaline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12389 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/983029 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Uma breve reconstituição histórica sobre a abordagem moderna da Sustentabilidade proporcionou a compreensão da origem do termo Desenvolvimento Sustentável, e a consideração de que existem diversos paradigmas que o conceituam, entre eles o Ambientalismo Contemporâneo com algumas de suas correntes que discutem os fatores econômico, social e ambiental A presente Dissertação , de cunho qualitativo e documental, demonstra a escola como organização socialmente constituída e como local propício para o desenvolvimento de saberes, incluindo os socioambientais, que auxiliam seus membros a serem agentes-intérpretes na sociedade, compreendendo suas estruturas de forma a mantê-las ou alterá-las, de modo a exercerem sua agência humana Em vista da temática Sustentabilidade, promoveu-se um ambiente de discussões por meio do processo pedagógico de Alfabetização Visual sobre resíduos sólidos urbanos desenvolvido pela Educação Ambiental Esse processo, realizado em uma Unidade Didática de um Projeto de Pesquisa, promovido pela Universidade Estadual de Londrina, permitiu que 12 estudantes, todos maiores de 18 anos, do Curso Técnico em Meio Ambiente da rede pública de ensino, ao longo da participação colaborativa entre Universidade e Escola, realizassem 16 representações imagéticas e discursivas que compuseram um Banco de Dados Este trabalho apresenta as análises de cinco representações pertencentes a esse Banco de Dados, com características ilustrativas, cuja fundamentação teórico-metodológica está na Semiótica de Charles S Peirce, a fim de analisar, pela semiose, os significados contidos nas representações dos estudantes acerca dos resíduos sólidos urbanos no momento em que foram explanadas Desse modo, o objetivo geral consiste em analisar a semiose presente nas representações imagéticas e discursivas discentes e seus respectivos interpretantes no processo de ensino e aprendizagem, a partir da temática dos RSU com base na sustentabilidade Ao final do trabalho, após os expostos teóricos e empíricos, apresentam-se as semioses encontradas nas representações resultantes do processo de ensino e aprendizagem, sendo que quatro das representações possuem argumentos voltados ao Desenvolvimento Sustentável; três das representações enfatizam diretamente os resíduos sólidos urbanos e duas representações retratam o consumo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Descrição: dc.description | Abstract: A brief historical reconstitution of the modern approach to sustainability has provided an understanding of the origin of the term Sustainable Development, and the consideration that there are several paradigms that define it, among them Contemporary Environmentalism, with some of its determinants that manifest discussions on economic, social, and environmental factors The present dissertation, of a qualitative and documental nature, demonstrates the school as a socially constituted organization and as a place conducive to the development of knowledge, including socio-environmental knowledge, which helps its members to be agent-interpreters in society, understanding its structures in order to maintain them or change them in order to exercise their human agency In view of the Sustainability theme, an environment of discussions was promoted through the pedagogical process of Visual Literacy on urban solid waste, developed through Environmental Education This process, carried out in a Didactic Unit of a Research Project promoted by the State University of Londrina, through collaborative participation between the University and School, enabled 12 students, all over 18 years of age, from the Technical Course on the Environment of the public school system, to perform 16 image and discursive representations that together composed a Database This work presents the analyses of five representations from this Database, with illustrative characteristics, with a theoretical-methodological foundation based on the Semiotic of Charles S Peirce, in order to analyze, through the semiosis, the meanings present in the students' representations about solid urban waste at the time they were explained Thus, the general objective is to: Analyze the semiosis present in the imagery and discursive representations of students and their respective interpretants in the teaching and learning process on the subject of solid urban waste based on sustainability At the end of the work, after the theoretical and empirical presentations, the semioses found in the representations, resulting from the teaching and learning process, are presented, being that: Four of the representations contain arguments focused on Sustainable Development, three of the representations focus directly on solid urban waste, and two of the representations describe consumption | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Administração | - |
Relação: dc.relation | Centro de Estudos Sociais Aplicados | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização administrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social representations | - |
Título: dc.title | A semiose presente nas representações dos estudantes do curso técnico em meio ambiente na abordagem da temática dos resíduos sólidos urbanos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: