Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Laburú, Carlos Eduardo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimenta, José Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | Perucci, Lucas Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12634 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982982 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho apresenta uma estratégia de ensino de Biologia que se utiliza das relações linguísticas associativas e da paráfrase, para promover apropriações dos conceitos de energia e matéria dos ecossistemas As relações associativas (paradigmáticas) derivam da semiologia de Saussure A paráfrase é defendida como uma forma de apropriação do discurso pelo sujeito, uma autonomia para modificar o registro original de um modo singular, desde que guarde correspondência com o inicial O trabalho se sustém dentro do programa de pesquisa do multimodos de representação, extraindo elementos da teoria da semiologia e utilizando na aprendizagem científica, com foco no registro escrito da língua Uma Unidade Didática foi construída e aplicada com estudantes do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Biologia, com os conteúdos de matéria e energia nos ecossistemas, durante três aulas e seis atividades produzidas por cada um dos cinco avaliados Os resultados indicam que a estratégia de ensino pode evidenciar o repertório do estudante em conceitos-chave em ciências, ao utilizar as associações termo a termo em conjunto com a reelaboração dos conteúdos pela paráfrase A atividade orientada pode favorecer apropriações de enunciados-chave dentro da aprendizagem científica e definir critérios para que os docentes evitar respostas estereotipadas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper shows a biology teaching strategy, which uses the paradigmatic and paraphrase, to promote appropriations of the concept of energy and material in ecosystems The associatives relations (paradigmatics) comes from the Saussure semiology The paraphrase is presented, as a form of appropriation of speech by the subject, which has the autonomy to modify the original register by a singular way, provided you keep similarity with the initial The article is sustained by the research program of multimode representation, using semiology elements with the objective for learning science A teaching practice was constructed and applied with third grade students in the biology discipline, for three classes, and each students has produced six activities The results indicate that this teaching strategy can be useful for highlighting the student's repertoire and promoting to take ownership of cognitively key concepts in Science Also, the activity may provide some criteria for teachers to avoid copied answers by students | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matéria orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic matter | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Languagem and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Eixos estruturantes da linguagem e as paráfrases para a apropriação de conceitos de matéria e energia nos ecossistemas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: