
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Torres, Eloíza Cristiane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Puccetti, Roberta | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Francielly Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:15:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:15:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982975 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisa | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper aims to approach the areas of Art-Education and Geography from a transdisciplinary point of view, taking into account (1) the particular comprehension of the social and artistic phenomena in the process of learning and teaching; (2) the legitimation of the transdisciplinary teaching of these two areas of knowledge; (3) the proposition that it is possible to ally the artistic subjective/sensibility in the construction of geographic concepts Once these correlations are established and the theoretical points discussed, it will be presented the application of these premises in a field research (action research), starting from the relationship between panorama, memory and culture Being so, believing in the potential use of photography, it was worked out with the students the question of individual experience and world vision, building identifications that are shared in a common territory To do so, the roads of this work are directed to the elucidation of freedom and autonomy matters born in the learning-teaching process, connected to various areas of knowledge, as to the exploration of applied methods and the results reached in the research | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Art and geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Photography and geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching - Environmen | - |
| Título: dc.title | Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: