Ensino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorTorres, Eloíza Cristiane-
Autor(es): dc.contributorPuccetti, Roberta-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Francielly Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:15:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:15:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/982975-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho objetiva a abordagem das áreas de Arte-Educação e Geografia sob o ponto de vista transdisciplinar, levando em consideração (1) a compreensão particular dos fenômenos sociais e artísticos no processo de ensino-aprendizagem; (2) a legitimação do Ensino transdisciplinar dessas duas áreas do conhecimento; (3) a proposição de que é possível aliar a subjetividade/sensibilidade artística na construção de conceitos geográficos Uma vez estabelecidas essas relações e discutidas as questões teóricas, será apresentada a aplicação dessas premissas a partir de uma pesquisa de campo (pesquisa-ação), partindo da relação entre paisagem, memória e cultura Nesse sentido, acreditando no potencial uso da fotografia, foi trabalhada com os alunos a questão da experiência individual e visão de mundo, construindo identificações que são compartilhadas em um território comum Para tanto, os caminhos deste trabalho são direcionados na elucidação das questões de liberdade e autonomia geradas no ensino-aprendizagem, ligadas a vários campos do conhecimento, bem como a exploração dos métodos aplicados e dos resultados que foram obtidos na pesquisa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper aims to approach the areas of Art-Education and Geography from a transdisciplinary point of view, taking into account (1) the particular comprehension of the social and artistic phenomena in the process of learning and teaching; (2) the legitimation of the transdisciplinary teaching of these two areas of knowledge; (3) the proposition that it is possible to ally the artistic subjective/sensibility in the construction of geographic concepts Once these correlations are established and the theoretical points discussed, it will be presented the application of these premises in a field research (action research), starting from the relationship between panorama, memory and culture Being so, believing in the potential use of photography, it was worked out with the students the question of individual experience and world vision, building identifications that are shared in a common territory To do so, the roads of this work are directed to the elucidation of freedom and autonomy matters born in the learning-teaching process, connected to various areas of knowledge, as to the exploration of applied methods and the results reached in the research-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationGeografia-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectArte e geografia-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectArt and geography-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Palavras-chave: dc.subjectPhotography and geography-
Palavras-chave: dc.subjectGeography-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching - Environmen-
Título: dc.titleEnsino rizomático : uma aproximação entre arte-educação e a geografia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.